segunda-feira, 7 de julho de 2014

É melhor ser um ser humano insatisfeito do que um porco satisfeito

Encarar o sofrimento, em qualquer aspecto da vida, talvez seja nossa maior tarefa enquanto seres humanos. E quanto mais amadurecemos, o sofrimento parece aumentar.

Neste fim de semana li uma trecho de autoria de John Stuart Mill, citado no livro "Justiça", de Michael J. Sandel, que me deixou reflexivo (e ao mesmo tempo reconfortado). Compartilho este pensamento com vocês:

"Um ser com faculdades mais elevadas é mais exigente para ser feliz e é provavelmente mais capaz de sofrer de maneira intensa (...) do que um ser de faculdades inferiores; mas, apesar de tudo, ele jamais desejaria situar-se em um patamar de existência que considera inferior. (...) É melhor ser um ser humano insatisfeito do que um porco satisfeito; é melhor ser Sócrates insatisfeito do que um tolo satisfeito. E, se o tolo ou o porco tiverem uma opinião diferente, é porque eles só conhecem o próprio lado da questão."

Então, se você hoje sofre, agradeça à sua inteligência e às escolhas elevadas que fez para sua vida. Continuemos a sofrer! (risos) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

• Vídeos, dicas de estudo, materiais gratuitos e muito mais. Grupos de estudo e muita informação sobre concursos das carreiras jurídicas. Acesse o Blog do MOCAM e cadastre-se no Fórum do MOCAM.

• Discordar é saudável. Mas comentários ofensivos não serão publicados.

• Publicidade não será permitida.

• Não serão publicados comentários contendo emails, números de telefones, endereços ou outros dados pessoais.

Veja Também no Blog do MOCAM