terça-feira, 16 de julho de 2013

GALERIA DOS VENCEDORES - O Relato de Snakedoc

O simpático avatar de Snakedoc
O cara do avatar de cobrinha ao lado é meu amigo, meu irmão, Snakedoc. De simplicidade e paciência invejáveis, mostrou, pelo caminho relativamente curto de preparação, que com foco e determinação é possível alcançar os objetivos traçados. Snakedoc é mais um membro VIP do Fórum do MOCAM.


Chama a atenção na sua trajetória o fato de ter conciliado trabalho, família e estudos, culminando num final feliz - a aprovação no concurso da magistratura do TJRO.


Meu irmão Snakedoc! Que Deus continue a iluminar sua conduta, agora na magistratura. Tenho certeza que seus passos já são de muita luz.

Leia, agora, agora o relato de aprovação de mais um vencedor!

______________________

Olá amigos do Blog e Fórum do MOCAM. Finalmente, depois de um tempão prometendo este relato, tive inspiração para sentar e dedicar o tempo e a atenção devida ao mesmo.

Minha trajetória, certamente, foi um pouco diferente da maioria. De início, registro que decidi virar concurseiro em 14 de abril de 2010, com 33 anos de idade, casado, planejando o primeiro filho, advogava então há 7 anos, e já havia alcançado mais resultados do que um dia poderia sonhar. Era sócio de um reconhecido escritório, tinha casa própria e outros bens, morava perto da família, renda razoável, porém... não estava feliz com a advocacia. Diariamente, ir para o escritório se tornou uma verdadeira tortura para mim. Não sentia mais prazer em ir ao escritório ou atender clientes. Não aguentava mais ir aos fóruns, minhas peças já não tinham a mesma qualidade de outrora, enfim... estava infeliz profissionalmente.

Diante desse quadro, conversei com minha esposa, a qual sempre me apoiou, desde o começo, e decidimos que eu faria concursos. Certo... E agora, qual concurso?!!! Nunca tinha me achado capaz de ser magistrado, acreditava que não tinha capacidade, que era um sonho muito distante, quase impossível! Então pensei... “Estudo como se fosse passar para juiz e vejo se passo em algum outro”. Acreditava que fazendo cursinhos para magistratura poderia obter conhecimento necessário para passar em outros concursos “menos difíceis”.

Foi assim que, no alto sertão pernambucano, por meio dos famosos e renomados cursinhos via satélite, iniciei minha jornada. Montei 5 cadernos de 20 matérias, com todo o cursinho do Damásio transcrito e li aqueles cadernos até decorar os textos. Paralelo a isso, gravei o cursinho em áudio e ouvi dezenas de vezes enquanto dirigia e visitava clientes em outras cidades (o que fazia ao menos 3 vezes por semana). Adotei o método VB para primeira fase e estudava informativos pelo ESINF. Sempre estudei 1 hora antes de sair para o trabalho, ouvia os áudios durante o dia (no carro) e estudava mais 2 horas à noite. Sábados e domingos estudava pela manhã e aproveitava a família à tarde. Uma matéria por dia até fechar todo o caderno (ou áudio) e começava tudo novamente.

Prestei concurso para duas DPE’s, dois MP’s, um assessor de juiz e ONZE magistraturas, entre abril de 2010 e maio de 2012 (oral do TJRO). Salvo engano, o TJRO foi meu 5º ou 6º concurso da magistratura. Pouco antes da primeira fase, minha esposa teve nosso bebê e eu sabia que tinha que otimizar os estudos e priorizar o tempo, pois o novo membro da família exigiria nossa atenção. Preparei-me para a segunda fase com o Otto recém nascido, levantando 5, 6 vezes à noite para ajudar na amamentação. Para a fase de sentenças, estudei pelo cursinho do LFG. Para o oral, estudei pelos cadernos, sinopses e resumos dos amigos (inclusive, vários do Fórum do MOCAM – que mandaram seus materiais após o sorteio do ponto), além de manter a atualização dos informativos. Para o oral, especificamente, viajei 20 dias antes e fiquei interno no quarto do hotel, de onde só saía para me alimentar. Lembro de ter dito no Fórum do MOCAM que ao nascer, meu filho havia me dado minha única aprovação em uma primeira fase, e que minha aprovação no oral (por ter sido  pouco antes do aniversário de um ano de meu filho) seria meu presente para ele. Isso mesmo, reprovei em todas as primeiras fases dos concursos que fiz, à exceção daquele que Deus guardava para mim, pois, neste que passei, fui até o fim, passei em todas as demais fases, e posso afirmar que esse fato teve a mão d’Ele. Aquela vaga estava guardada para mim, por vontade d’Ele, pois tenho a certeza e a consciência de que tinha e ainda tem muita gente mais preparada do que eu. Perguntava-me e ainda me pergunto... Porque eu? Com tantos amigos que estavam na estrada há mais tempo, que já passavam em todas as primeiras fases, que sempre chegavam nas sentenças... Por que eu e não eles? A resposta é uma só. NÃO SEI, só Ele sabe. Amigos dizem que era a minha vez... Que caiu o que estudei...Enfim, não sei. Só sei de uma coisa, NÃO DESISTAM, pois a vez de cada um vai chegar, é só não parar.

Se estiver cansado, tire uma semana para fazer nada. Volte, insista, você vai conseguir. Todos passam por isso. Todos têm problemas, dificuldades e decepções. Só para constar, o momento mais difícil na minha caminhada foi quando decidi fazer concurso para assessor de juiz e reprovei. Naquela oportunidade pensei comigo mesmo... “se não passo para assessor, como espero passar para juiz?!!!”. Em síntese, NÃO DESISTA, sua hora está chegando.

Por fim, havia dito ao MOCAM que escreveria este relato depois de exercer a magistratura por algum tempo, para “sentir como seria”. E, agora, depois de aproximadamente 5 meses da posse, depois de aproximadamente 500 sentenças, 400 audiências, 3.000 despachos, 20 júris, 1.500 decisões interlocutórias, posso dizer com conhecimento de causa que VALE MUITO À PENA!!! É muito gratificante estar feliz naquilo que faz. Estou realizado profissionalmente e faria tudo novamente se fosse necessário.

Bem, é isso amigos. Contem comigo, mandem e-mails, mensagens, sinal de fumaça, etc... Um grande abraço em todos e muita força na luta pela aprovação. Sejam persistentes e tenham decorado o conceito de “resiliência”, afastando de vocês toda forma de resignação. Tenham fé e fiquem com Deus.

Snakedoc

26 comentários:

  1. Obrigada por compartilhar sua experiência!!! Muito motivador. Eu também acredito que no final dará tudo certo. Parabéns e muito sucesso na carreira!!!
    jpcarecife

    ResponderExcluir
  2. Nossa, que lindo!! Muito motivador! Acredito muito nisso: que só Ele sabe quando é a nossa vez. Também acredito que tem uma vaga de Defensor (meu cargo dos sonhos) guardada para mim em algum Estado desse Brasil. Parabéns snake! Tenho certeza que tu é um ótimo Juiz.

    ResponderExcluir
  3. Adoro esses relatos. Dá um up no nosso ânimo. Parabéns Snake, que Deus ilumine sua trajetória profissional e sua família. Meu sonho é ter que redigir um relato desses aqui pro Blog do Mocam :)

    DOCINHO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ter a certeza que este sonho se realizará! E nós estaremos aqui para receber o seu relato e aplaudir. Fique com Deus.

      MOCAM

      Excluir
    2. Ah! Docinho e MOCAM, já tenho até um ensaio do meu relato. será profundíssimo e com muita poesia. Amém, Jah!

      escoteira10

      Excluir
    3. Obrigada Mocam. Que Deus lhe ouça e diga amém ...
      Escoteira10 acho que vou começar a ensaiar o meu também rs.



      Docinho

      Excluir
  4. Snake, parabéns! Que relato mais lindo, emocionante e inspirador! Um abraço, felicidades e sucesso!
    Samara Ruas

    ResponderExcluir
  5. Snake, eu sei de tudo que vc passou, acompanhei desde o início. Posso afirmar que a magistratura de Rondônia ganhou um excelente membro, uma pessoa humana e solidária. Parabénss, felicidades e sucesso...Abraços Ligix

    ResponderExcluir
  6. Parabéns Cobra Documental...nada como sonhar e principalmente ter a chance de realizar o sonho. E o mais importante: o reconhecimento de que não estava nesta "canoa" sozinho: havia Deus, a família e os amigos, presentes ou virtuais, na torcida por você. Um forte abraço, Oddie

    ResponderExcluir
  7. Documento Ofídico...muito legal sua conquista, sua humildade sincera e seu trabalho que está árduo aí na Magistratura.
    Obrigada por compartilhar conosco!
    Que Deus continue te abençoando!
    Dory - continue a nadar

    ResponderExcluir
  8. Muito bom, Snake! Sei bem o quanto ralou, meu velho. Não tenha dúvida: "era a sua hora e o seu concurso". Mais uma vez, PARABÉNS!
    RO ganhou um ótimo magistrado, o qual conheço pessoalmente e posso afirmar ser uma excelente pessoa, com caráter e camaradagem ímpares.
    Grande abraço, meu amigo.
    Guto

    ResponderExcluir
  9. Nasci e moro em Rondônia. Se pudesse escolher, gostaria de ser aprovada na magistratura desse estado, pois assim poderia servir meus conterrâneos.

    Parabéns a você e a sua família Snake!!

    Jacqueline

    ResponderExcluir
  10. Chorei largado, como diz uma amiga. Tenho quase certeza que fizemos algumas provas na mesma sala. Sinto e vivo a mesma coisa e digo nao tem sido facil. Felicidades. Que Deus te de sabedoria para exercer este cargo. Obrigada pelo incentivo e por compartilhar sua historia. Abraços

    ResponderExcluir
  11. Eu me emocionei muito ao ler este depoimento, pois assim como o autor eu tenho muito dificuldade em passar em primeira fase!

    ResponderExcluir
  12. Parabéns, você é um campeão !! Sua experiência me motivou bastante. É muito bom ver os colegas deste forum alcançando seus objetivos e realizando seus sonhos.

    ResponderExcluir
  13. Snackdoc,

    encheram de lágrima meus olhos ao ler seu depoimento e tive de me conter para não chorar.
    Que glória! Que graça! Que bênção ter te conhecido, ao menos pela internete.

    MOCAM, seu blog se tornou domínio público por conta da alta relevância jurídica.
    Minha visão sobre o meu futuro como concursando mudou para melhor depois que primeira vez li suas mensagens do forum do CW.
    Muito obrigado por sua ajuda.

    Fabrício (FabLord)

    ResponderExcluir
  14. PARABÉNS Snake!!!
    Obrigado por ter compartilhado esta grande conquista em sua vida e principalmente pela sua humildade e força de vontade que muito nos motiva!!!
    Deus sabe do sacrifício de cada um e a vaga já foi escolhida por Ele para cada um de nós!!!
    Avante nos estudos!!!
    Ao Snake mais sucesso!

    ResponderExcluir
  15. Morro de chorar e ganho um ânimo inexplicável, quando leio os relatos do Blog do MOCAM. Algo sublime. Obrigada demais, snakedoc por compartilhar sua história conosco.

    escoteira10

    ResponderExcluir
  16. Valeu amigo. Que Deus o ilumine. Seu relato foi de grande valia pra mim. Saúde e paz.

    ResponderExcluir
  17. Muito emocionada, principalmente quando soube do "alto sertão pernambucano" - a identificação foi imediata!!!! Tb sou nordestina, persistente, lutadora, assim como todos do Blog e do Fórum do Mocam!!!! Parabéns e continue sendo esse ser iluminado!!!!!
    Waldineli Wlampi

    ResponderExcluir
  18. Sei da sua luta e capacidade, sempre persistente nas suas batalhas escolhidas durante sua vida,desde o vestibular,passando pelo CPOR,Universidade,advocacia,família.... e concursos.Sempre foi um homem perseverante,amigo e sincero. Tenho muito orgulho de você...Parabéns e te amo meu irmão!!
    Luiz Antônio

    ResponderExcluir
  19. Muito bacana ler o seu relato. Advogo a sete anos e hoje a profissão não me encanta mais como outrora. Tenho dificuldade de começar a estudar justamente por que sempre penso nos colegas que já estão no caminho a algum tempo e ainda não alcançaram a tão almejada aprovação, e me questiono, por que vc acha que irá conseguir?? Também não posso abandonar o trabalho e me dedicar exclusivamente. Enfim, o seu relato me mostrou que cada caminho é único, e eu só saberei o que me aguada quando comecar a desbrava-lo.
    Foi inspiradora a sua história. Parabéns!!!!!!!

    ResponderExcluir
  20. A sua história foi inspiradora!!!!!!!!
    Parabéns!!!!!!

    ResponderExcluir
  21. Muito bom, inspirador. Sorte na vida!

    ResponderExcluir
  22. Chorei...

    Vi que o Snake assumiu a comarca de Vilhena, sou de lá, e tive a oportunidade e o prazer de ser estagiária dele por um tempo.

    E lendo esse relato, só reafirmou o ser humano que eu sempre imaginei que ele fosse. Não conhecia a história dele, e fiquei sabendo por aqui.

    Mando energia boas, e que o sr. continue assim, uma pessoa incrível, que só nos acrescentou e nos motivou na Vara, que nunca perca essa essência, e que acredite sempre no Poder Judiciário, o Dr. vai longe, seu coração é enorme!

    ResponderExcluir

• Vídeos, dicas de estudo, materiais gratuitos e muito mais. Grupos de estudo e muita informação sobre concursos das carreiras jurídicas. Acesse o Blog do MOCAM e cadastre-se no Fórum do MOCAM.

• Discordar é saudável. Mas comentários ofensivos não serão publicados.

• Publicidade não será permitida.

• Não serão publicados comentários contendo emails, números de telefones, endereços ou outros dados pessoais.

Veja Também no Blog do MOCAM