segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

"Direito do Consumidor" e "Gabaritando Tributário"

Hoje vou falar de dois livros que tive o prazer de ler. Todos dois, publicados pela editora Impetus, são bem ao estilo "sinopse", direto ao ponto, o que agrada e muito aos concurseiros.

O primeiro, uma grande surpresa, foi o Direito do Consumidor, de Antônio Carlos Fontes Cintra. O livro é muito bom, muito completo e de fácil leitura. Mas confesso que sua aparência não me encantou de pronto. Quando vi a sua capa, custei a entender que se tratava de um livro de Direito do Consumidor. É que nela há uma fotomontagem com tabelas, calculadoras e planilhas que estão mais para um livro de contabilidade ou administração do que para um livro jurídico.

Mas o estranhamento ficou por aí. Valeu o ditado "quem vê cara não vê coração".

O livro tem cerca de 270 páginas, mesclando jurisprudência atualizada, teoria e mais de 80 questões comentadas. O autor, opta, acertadamente (já que o público-alvo somos nós, concurseiros), em evitar a transcrição de julgados, mas citando-os, inserindo a ideia central da jurisprudência ao longo do texto. A doutrina é lançada de modo a facilitar a compreensão, mas sem abrir mão do conteúdo. Prova disso é a bela explanação feita já nos primeiros capítulos quando da análise do princípio da boa-fé objetiva, que reuniu conteúdo e concisão. De agradável leitura, recomendadíssimo. E não se deixe levar pela capa, ok?

O segundo livro, é o Gabaritando Tributário, do querido professor Pedro Barreto. A proposta do livro é, inequivocamente, ir ao cerne da questão. Já na capa você verá: "indicado para todos os concursos públicos e, em especial, para o Exame da OAB". Os capítulos são estruturados em "dicas", onde o autor, numa linguagem fácil, faz tudo para facilitar a compreensão dessa matéria tão repelida pelos alunos, muitas vezes injustamente. E até na ordem dos capítulos você verá este propósito do autor. Quando abri, a surpresa foi não encontrar o capítulo de princípios "no princípio" (risos)! Os princípios são vistos só no capítulo 8 do livro. Assim, apesar de todo direcionamento do livro para provas objetivas e a facilitação do acesso à informação pelo leitor sem mais firulas, com o uso de uma linguagem predominantemente oral, entendo que o livro pode ser mais bem aproveitado por aqueles que têm um mínimo de noção estrutural do Direito Tributário. Muito bom livro. Indicado para você que ainda precisa aparar certas arestas na matéria, acabando com as intermináveis pegadinhas das provas de múltipla escolha.

Todos os dois livros podem ser encontrados no site da Livraria Concursar, que pertence ao mesmo grupo da Editora Impetus.


Este é mais um produto com 
o selo Joinha de Qualidade. 
Clique aqui e saiba mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

• Vídeos, dicas de estudo, materiais gratuitos e muito mais. Grupos de estudo e muita informação sobre concursos das carreiras jurídicas. Acesse o Blog do MOCAM e cadastre-se no Fórum do MOCAM.

• Discordar é saudável. Mas comentários ofensivos não serão publicados.

• Publicidade não será permitida.

• Não serão publicados comentários contendo emails, números de telefones, endereços ou outros dados pessoais.

Veja Também no Blog do MOCAM