quarta-feira, 6 de julho de 2011

Direito Administrativo - Fernanda Marinela - Ed. Impetus

Foi com ansiedade que aguardei a chegada da "bola da vez" encaminhada pela nossa parceira aqui do blog, a Editora Impetus. Não era pra menos. Afinal, tinha acabado de escolher o novo livro da Fernanda Marinela, querida professora do curso LFG. E, para minha felicidade, toda expectativa acabou sendo correspondida. O livro é um show.

Quando disse "novo" livro, não estava a me referir a uma edição já atualizada (embora, no seu título seja). É que esta quinta edição, agora publicada pela Editora Impetus, ficou substancialmente encorpada, quer pelo conteúdo, quer pela sua apresentação. É verdade o que está na sua capa: "5ª Edição, revista, ampliada, reformada e atualizada". De fato, não parece ser apenas uma nova edição, parece um livro totalmente novo.

Sua apresentação é de abrir o apetite. Uma capa com fundo em degradê e letras douradas no título. Até o marcador de páginas é personalizado. Ao folhear, uma diagramação moderna, com faixas laterais indicativas dos capítulos e uma fonte que convida o leitor a agarrar os olhos.

Até aqui, tudo ótimo. Mas depois da paixão, vem o amor. Afinal, só a capa e os adereços não são capazes de fazer um bom livro. Só quando a leitura começou é que vi o tamanho da preciosidade que estava em minhas mãos. 

A leitura flui numa velocidade incrível. Não, definitivamente o livro não é superficial. São mais de 1100 páginas de puro conteúdo, com o que há de mais evidente na jurisprudência e doutrina. Aliás, um detalhe. Para aqueles que estudam para concurso, é muito perigoso estudar por livros em que o autor defende seu ponto de vista minoritário como se aquilo fosse o certo. Fernanda Marinela não é assim. O que é para criticar é criticado, mas o que é preciso ser ensinado nunca é deixado para trás. Fica claro que a autora não tem vaidade de empurrar "goela abaixo" o que não é determinante na preparação dos aspirantes a carreiras jurídicas. O que não quer dizer que a autora deixe de estimular o pensamento crítico do leitor.

Ao final de todo capítulo há um "quadro sinóptico" com um resumo da matéria, com breves conceitos e a estruturação visual do conteúdo. Excelente para aquela lida às vésperas dos exames. Além disso, após cada quadro sinóptico, há uma seleção de jurisprudência aplicável ao tema proposto, com súmulas correlatas dos tribunais superiores e transcrição de julgados que ilustram bem o tema do capítulo. Mas não é meia dúzia de julgados não. No capítulo 3, por exemplo, são 13 páginas de ementas de julgados.

Além de tudo isso, o livro vem com um caderno de questões (separadas por capítulos) dos mais variados certames do país. São 150 páginas de questões acompanhadas de seu gabarito. É de encher os olhos. De novo.

O livro cai como uma luva não só para os concurseiros, mas também para os profissionais. Semana passada, num Mandado de Segurança que estava redigindo, o livro me ajudou muito. Até citei o trecho na minha peça. E olha... foi coisa que não encontrei tão facilmente nos medalhões do Direito Administrativo. Com o "Direito Administrativo" de Fernanda Marinela em mãos, o que eu precisava estava lá, fácil de ser encontrado.

Enquanto advogado, leitor, concurseiro, só tenho a agradecer por esta especial obra. O livro tem muito conteúdo. Mas o que chama atenção é que a autora escreve com vontade de ensinar, com amor. Nessa caminhada solitária dos estudos, às vezes nos agarramos em coisas etéreas. O livro de Fernanda Marinela não é uma delas. Há algo que escapa as letras do papel e faz com que a autora esteja do nosso lado, a cada conceito revisto ou aprendido.

O livro está com preço promocional de R$ 92,65 (noventa e dois reais e sessenta e cinco centavos) e pode ser adquirido no site da Livraria Concursar,  que pertencente ao mesmo grupo da Editora Impetus. A entrega é segura e absolutamente dentro do prazo.

Um forte abraço a todos,

MOCAM



Este é mais um produto com 
o selo Joinha de Qualidade. 
Clique aqui e saiba mais!

Um comentário:

  1. Veja bem;
    O livro da Marinela realmente é muito bom.
    Já o conhecia. O anterior ainda não era completo.
    Esta nova edição, que comprei após indicação do amigo, está completinha! Vale realmente a pena.
    Os textos são bons, fáceis de ler e entender...
    Os resumos e jurisprudências aos finais dos capítulos são excelentes para fixar a matéria estudada (ou mesmo para uma rápida passada de olhos às vésperas de uma prova...).
    A cereja do bolo: o livreto com questões!!
    Ótimo para fixar o estudo do capítulo, ao melhor estilo: "refazer questões de provas passadas!" rsrsrs
    Enfim, endosso a dica.
    Abração!
    VB

    ResponderExcluir

• Vídeos, dicas de estudo, materiais gratuitos e muito mais. Grupos de estudo e muita informação sobre concursos das carreiras jurídicas. Acesse o Blog do MOCAM e cadastre-se no Fórum do MOCAM.

• Discordar é saudável. Mas comentários ofensivos não serão publicados.

• Publicidade não será permitida.

• Não serão publicados comentários contendo emails, números de telefones, endereços ou outros dados pessoais.

Veja Também no Blog do MOCAM