segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Sobre cursos e cursinhos: Qual fazer? Como escolher? - PARTE II


Com o norte proposto no texto anterior, iniciamos agora uma análise específica de alguns dos cursos jurídicos do país.

Antes, uma ressalva. O blog tem leitores do Brasil inteiro, de modo que quero ser útil a todos eles.

Há franquias de cursos jurídicos que estão em quase todo o território nacional. Há outras, entretanto, que mantém um prestígio regional, sendo conhecidas por aprovações em estados específicos. Sobre estes últimos, farei o possível para colher informações com minhas fontes, dedicando uma futura parte III (ainda sem data, infelizmente) especialmente a eles. Por ora, ficamos com as principais redes nacionais, em especial aquelas que tive algum tipo de contato. 

Mãos à obra!


Índice:


• CURSO FMB


• REDE LFG


• CURSO PRAETORIUM


• COMPLEXO JURÍDICO DAMÁSIO DE JESUS


• CONSIDERAÇÕES FINAIS




CURSO FMB

É o mais recente grande curso que conheci. No primeiro que fiz, optei pelo curso à distância em DVD sem apostila. Fiz o "supersemestral anual estadual", que é o mesmo que o curso "anual estadual", mas com o número de DVD's enviados em dobro. Já em 2011, tive a oportunidade de ser um dos primeiros a conhecer este mesmo curso, só que atualizado, que foi enviado com as anotações de aula prontas (sim, você leu isso: o novo curso à distância vem com anotações de aulas prontas!)

Os DVD's são enviados mensalmente, todos muito bem acondicionados. O curso tem 13 módulos ao todo, cada um cerca de 20 DVD's (260 DVD's ao todo). Cada embalagem representa um módulo. 

Tem um belo conteúdo programático, muito abrangente. Talvez o mais abrangente que tive a oportunidade de ver. Hoje está absolutamente atualizado. O conteúdo de Direito Penal, por exemplo, foi enriquecido com temas mais atuais e palpitantes na doutrina. A proposta do curso é, nitidamente, fazer o aluno dominar a espinha dorsal das principais disciplinas do direito. 

O sistema à distância por DVD's necessita disciplina (aliás, pré-requisito para qualquer pessoa ser aprovada em concursos públicos). O método FMB é intenso e o aluno precisa manter sua atenção nas aulas para que cada elo daquela corrente que está sendo montada, sejam firmemente unidos.

E não é pelo fato de ser um curso por DVD que o seu conteúdo não é atualizado. Os DVD's são atualizados conforme a necessidade, sem que o aluno seja prejudicado. Tudo bem, você pode se deparar com o professor magrinho num DVD e mais cheinho em outro... Mas o quê importa se o conteúdo está atualizado e tudo segue uma lógica?

O prof. Flávio Monteiro de Barros merece alguns comentários. Ele é uma espécie de Cláudia Raia do direito. Canta, dança e sapateia. Ele leciona aulas de direito penal, passando por processo civil e até mesmo direito empresarial (aliás, gosto muito da aula de empresarial dele).

No curso atual, o professor Flávio Monteiro de Barros, em postura louvável - diga-se de passagem - deixou de sustentar algumas de suas posições isoladas, para abrir espaço para o que é dominante na doutrina. Pude notar isso ao vê-lo lecionar teoria do crime onde, pelo menos em relação ao curso anterior, procurou dar maior relevo à teoria tripartite, quando sabe-se que o mesmo é adepto da teoria bipartite.

Há quem diga que o curso é ditado, embora não concorde. Acredito que essa sensação advém do fato de ser um curso extremamente arquitetado, tudo para que os módulos se encaixem nos DVD's sem perda da qualidade de ensino. E, a meu sentir, este objetivo é alcançado. As aulas dadas abarcam o necessário para a preparação, acompanhando as suas nuances de cada matéria, sem sombras de dúvida.

As apostilas com as anotações de aula seguem rigorosamente o conteúdo dos DVD's. A cada módulo mensal enviado, uma apostila em espiral é encaminhada com todas as anotações daquele módulo. Nesse ponto, acho que o curso pode aperfeiçoar. Quando chega um módulo novo, retiro a espiral e vou agrupando as anotações de aula num bloco só por matéria. Exemplo: Módulo 1 de penal, seguido do módulo 2, etc. Assim, fica mais fácil ter em mãos toda a matéria para estudo, ao passo que, do modo como o curso envia, você terá que consultar doze apostilas distintas para ler o conteúdo de uma só disciplina. O Curso FMB poderia enviar as anotações já destacadas e fornecer, por exemplo, uma pasta (como aquelas de arquivo, com dois ganchos), onde as anotações pudessem ser acondicionadas à medida em que cada módulo chega.

Tem gente que acha que professor de cursinho é animador de auditório. No curso FMB - pelo menos no curso à distância - não é assim. Não há gracinhas nas aulas. Não espere piadinhas para dar uma desanuviada. É pauleira do início ao fim dos DVD's.

Ao contrário do passado, o site do curso foi reformulado, facilitando a busca. Além disso, o suporte por telefone deles é muito bom, o que pode solucionar boa parte dos problemas e dúvidas, em especial nestas questões administrativas (pagamento, cláusulas contratuais, prazo de entrega, etc).

Enfim, é um excelente curso, pois alia comodidade ao conteúdo. Pode apostar, sem medo de se arrepender. Recomendo.





REDE LFG 

Buscando em minha mente, tenho quase certeza que é a precursora do ensino jurídico à distância na modalidade via satélite. E por já ter trilhado esse caminho primeiro, soube aproveitar o "cavalo arriado", espalhando os seus tentáculos por todo Brasil - com todos os méritos. Tem excelentes professores, em sua maioria bastante traquejados no ramo do ensino jurídico para concursos.


A rede leva o nome de seu fundador, Luiz Flávio Gomes, que num toque de Midas transformou o seu empreendimento em algo grandioso. Há pouco tempo, a rede foi vendida para o grupo Anhanguera por uma pequena fortuna...


Fiz o curso (intensivo) pela primeira vez no início de 2004. A carga horária era grande e a grade curricular abrangia disciplinas como o Direito Tributário, hoje migrada para o intensivo II. O site era bagunçado e o suporte ao aluno deficiente.


Em 2007 fiz o intensivo I e II novamente, aliado à uma pós. A proposta da pós era muito boa, mas monótona que só vendo. Já o curso estava mais enxuto e mantinha o mesmo padrão de excelência. O site continuava bagunçado e dificultava o entendimento do aluno sobre os diversos cursos e recursos. Não me recordo de ter utilizado plataforma de suporte ao aluno. O professor Luiz Flávio (exímio jurista e um Midas do ensino jurídico, mas cuja aula é enfadonha demais) perdia espaço para Rogério Sanches, com uma aula dinâmica, completa e deglutível. Esta, entre outras alterações, fizeram do curso já nesta época o meu preferido, condição que permanece até os dias atuais.


Apesar de não ter feito o intensivo III, pelo que li de anotações de colegas, fica a impressão que ele não segue a mesma dinâmica do intensivo I e II. Seria falta de espaço na carga horária ou tentativa de vender mais um curso aos alunos? Fica a questão.


Em 2009, cursei por meio semestre aproximadamente um curso de resoluções de questões. O curso é (muito bem) ministrado pelo "segundo escalão" do corpo docente. É um excelente curso, com dicas valiosíssimas, mas de carga horária pequena. O site continua confuso. Para ter acesso às questões do dia era preciso logar não na "área do aluno", mas sim onde os cursos eram discriminados. Inexplicável. Mas já melhorou bastante.


Engraçado mesmo é aquela estatística dos alunos aprovados, que sempre tem destaque. Eles contabilizam não o resultado final, mas as aprovações em cada fase. Não sei quem eles tentam enganar.

Os professores estão sempre preocupados em passar o que há de mais recente, especialmente na jurisprudência dos tribunais superiores. O curso é dinâmico e há um clima de camaradagem, especialmente em aulas como do prof. Pablo Stolze, um sujeito que tem o especial dom de dar a palavra certa na hora certa.





CURSO PRAETORIUM

O curso Praetorium foi o primeiro curso que fiz, logo que saí da faculdade. Era uma época boa. Ô saudade... Os professores viajavam para lecionar. Nada de telão. Tudo 100% presencial. Como morava no interior, as aulas eram numa espécie de imersão, sexta à noite e sábado até o fim da tarde.


Nesta época, as grandes estrelas do curso eram os seus proprietários (acredito que eram...), Nelson Rosenvald, Procurador de Justiça de Minas Gerais e professor de Direito Civil, e Rogério Greco, também Procurador de Justiça em Minas Gerais, mas lecionando Direito Penal. O primeiro ainda continua no Praetorium, sendo ainda motivo grande destaque no curso. O segundo, infelizmente, saiu. Era (e é) um grande mestre. Ensina Direito Penal como quem conta um caso em mesa de bar, mesclando neste caldeirão um profundo conhecimento, aliado à malandragem carioca - herdada de sua certidão de nascimento - e a retidão que se espera de um "Embaixador de Cristo" (Greco é um religioso fervoroso).


O curso viveu um período de baixa de prestígio (embora a franquia crescesse a olhos vistos), especialmente se contrastado com o avanço do LFG Brasil afora. A impressão que se tinha era que o curso só fazia para aprovar em exames da OAB. Rogério Greco saiu, permanecendo somente Nelson Rosenvald e uma safra nova de professores, até então sem muito prestígio, começava a despontar. E despontaram.


O curso virou essa página de transição, realinhando-se no mercado. Além de Nelson Rosenvald, que dispensa qualquer comentário pormenorizado, há um seleto grupo de professores.


Em Direito Empresarial, desde os primeiros tempos do curso Praetorium, temos Vinícius Gontijo, que leciona aulas dessa matéria com extrema proficiência. E é um crítico nato, com pitadas ácidas e uma oratória muito divertida. O melhor professor de Direto Empresarial que tive oportunidade de ver.


Há também outros destaques, como o professor Nestor Távora, que ministra aulas de Direito Processual Penal (também no LFG) e Daniel Assumpção (processo civil), dentre tantos outros.


Entretanto, após a reformulação do curso, pouco contato tive com o Praetorium, não podendo tecer comentários mais profundos. Mas é possível ver que o curso semestral ofertado por eles (Praemium Semestral) tem uma grade curricular ampla, com quase 480 horas/aula, sendo a maior parte das aulas pelo sistema telepresencial, e outras pelo sistema "on line", abordando inclusive as matérias de formação humanística.


O site é muito organizado, como sempre foi. A estrutura em Belo Horizonte é confortável e ampla, localizando-se no bairro Santo Agostinho.


Há ainda o Praetorium Online, uma espécie e "YouTube jurídico pago". Não conheço. Pelo que percebi, a processo consiste na compra de créditos e cada aula escolhida representa um valor "x" em créditos utilizados. Mas, novamente, não tive contato com este curso, não podendo avaliar o sistema. Mas a julgar pelo corpo docente (que é o mesmo do curso), vale a pena, especialmente porque você não precisará sair de casa.


Além disso, o curso Praetorium possui uma parceria com o curso Ênfase, do Rio de Janeiro.


Enfim, o Praetorium é uma excelente opção, com certeza. Matricularia sem medo algum.




COMPLEXO JURÍDICO DAMÁSIO DE JESUS

Só tenho informações de colegas sobre este curso, pois nunca cursei. Até onde sei é um dos mais antigos do Brasil, criado em 1970.


Instalado no coração financeiro do Brasil (São Paulo), tem nesta metrópole a sua melhor estrutura.


Ouço de colegas dizendo que o curso é bom. Outros dizem que o curso é fraco, evidentemente se comparado aos demais.


O preço também não é lá muito camarada. O curso anual presencial ofertado por eles sai pela bagatela de 11 parcelas de R$ 815,45. Salgado demais.


Mas o curso também oferta as modalidades à distância via satélite ou apostilado. O apostilado tem um preço mais em conta (12 parcelas de R$ 300,00). Quanto ao satelitário, parece-me que, por ser um curso franqueado, os valores estabelecidos ficam a cargo de cada unidade (como no LFG). Mas esta informação eu não tenho precisamente.


O site é bonito e intuitivo, especialmente pela estonteante presença de Paola Oliveira na primeira página(rs).


Não tenho informações acerca do suporte ao aluno.


Se a sua opção é pela tradição, não tenha dúvida: escolha o Damásio.
 


CONSIDERAÇÕES FINAIS

Esta postagem tem um caráter perene. Ela será atualizada à medida em que informações novas forem chegando. Como disse anteriormente, a parte III desta série abordará os pólos regionais de ensino jurídico.

Espero que o pouco que aqui consta possa ajudar os leitores na escolha do curso. Mas não se esqueçam: o diferencial não é o curso, mas o aluno. E um curso preparatório é dispensável, especialmente se você tem uma boa dose de disciplina. Grife de cursinho não bota ninguém para dentro, pode apostar.

Um forte abraço,

MOCAM

111 comentários:

  1. Mocam, eu fico com água na boca ao ler sobre esses cursinhos...
    Explico: moro numa cidade do interior que não tem franquia com esses preparatórios. E tampouco, se tivesse, eu poderia arcar com tantos custos. Então, me resta apenas o estudo em casa ou aulas compradas via internet ou DVD.
    A propósito, gostaria de saber, se possível, na parte III, alguma informação sobre o Complexo de Ensino Renato Saraiva.Já vi o site e sei que tem aulas online.
    Abraços, querido!Parabéns pela matéria.

    ResponderExcluir
  2. Mais um ótimo post.

    Além do conteúdo, proporcionou boas risadas....impagável essa da "Cláudia Raia".

    Parabéns e obrigado.

    ResponderExcluir
  3. Ola Mocam,
    Parabéns!!!
    muito legal seus comentários sobre os cursinhos.
    Para mim também o LFG é o top!!!
    Tenho opiniões muito parecidas com as suas...
    Então, vou contribuir dizendo minhas impressões sobre o Curso do Damásio, que vc disse não ter tido tanto contato, e sobre o VerboJurídico, que vc não citou.

    Sobre o Damásio:
    fiz seis meses do curso anual telepresencial. Como todo curso tem professores excelentes e outros com um nível normal.
    O Curso lembra um pouco o nosso tempo de colégio...Grade com 5 matérias diferentes e com aulas de 50 minutos. Se vc levar um notebook ou copiar tudo, as anotações ficam bem legais. Tem professor que até dita, e fica tudo bem organizado.
    Ocorre que por ter esse estilo, o curso fica mais lento e não é tão antenado como outros cursinhos...
    Por exemplo, no LFG e no Praetorium se tem uma prova no domingo em tal lugar do País, na segunda eles já estão citando a "pérola" cobrada dizendo até a página do livro de onde tiraram essa "jóia"...(e claro naquele livro que vc nunca ouviu falar, e se brincar está em alemão...rsrs)
    Conclusão: quando me pedem opinião, indico para quem está querendo recomeçar os estudos ou fazer uma revisão de modo geral.

    Sobre o VerboJurídico a distância:
    comprei os créditos e assisto as aulas de acordo com os meus horários...Isso é positivo.
    As aulas que estou assistindo são voltadas para o concurso de Juiz Federal, e como a maioria dos professores são Juízes Federais a aula fica bem prática.
    O que percebo é que a intenção não é esgotar o tema, e sim, te dizer o que é o mais importante naquele assunto, e que pode ser o ponto X para acertar a questão ou fundamentar uma prova subjetiva.
    O Site e o contato com o aluno são legais. Tem um material de apoio disponível quando vc compra a aula, e nas vezes que precisei entrar em contato para comprar os créditos ou reclamar de uma aula que não estava conseguindo acessar, logo me responderam ou me ligaram... É isso mesmo, vc liga e eles retornam a ligação para tirar todas as suas dúvidas. Achei isso muito bom, e sem gasto com ligação, já que o curso tem sede em Porto Alegre.
    Conclusão: estou gostando do "conjunto da obra". Assisto de acordo com meus horários, tem um material de apoio e está sendo específico para o concurso que pretendo fazer em breve.

    Enfim é isso... e lembrando o Patolino:
    "Por hoje é só pessoal!!!!"

    Parabéns mais uma vez Mocam!!!
    Bons estudos a todos!!!
    Lika

    ps.: tomara que alguns aqui lembrem quem é o Patolino...rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo visto nem você lembra direito. Não é o Patolino e sim, o Pernalonga (bugs bunny).

      Excluir
  4. Oi Mocam,

    Post excelente, bastante útil.
    Já cursei o Damásio e o LFG.
    O curso Damásio é excelente, mas prefiro o LFG, pois neste senti que os professores estão mais atentos com o que anda acontecendo nos concursos, o que é perguntado, bem como a jurisprudência sempre quentinha, como você disse; essa acho que é a característica marcante do LFG.

    Nunca cursei o FMB, mas todos os colegas que cursaram e tive a oportunidade de conversar, são unânimes: o curso é muito bom.

    Ah, sobre o Intensivo III do LFG...ah, esse é uma lenda. Todos os erros dos Intensivos I e II eles tentam consertar no III. No último semestre eu cursava o intensivo II e os professores, quando faziam propaganda do III, mal sabiam direito qual o conteúdo do curso. Muitas pessoas enviaram críticas e sugestôes e eles respondiam que é um curso em constante reformulação. Sei não...

    Bons estudos,
    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Ahhh que legal!!!!
    ninguém lembra do Patolino não é????
    Então tá!!!! sou a única com mais de 30tinha que frenquenta esse blog...rsrsrs

    Lika

    ResponderExcluir
  6. Ótimo post MOCAM,
    Porém, como não vou fazer cursinho esse ano,
    espero ansiosamente pelos relatos dos vencedores com a narizinho.
    Tomara que não demore muito!!
    Abçs
    pistache do CW

    ResponderExcluir
  7. @Anônimo
    Lika vc não é a única não!!! sei muito bem quem é o patolino. Vamos fazer uma turma dos 30tinha kkk
    pistache do CW

    ResponderExcluir
  8. Ótimo post! Escolhi o Praetorium alguns dias atrás. Seria muito bom ter lido esse seu texto antes de fazer a escolha, mas acho que acabaria escolhendo ele mesmo, já que o LFG eu já fiz.

    Continue o bom trabalho!

    ResponderExcluir
  9. Valeu pistache!!!
    Ainda bem que não estou sozinha...rsrs
    Bons Estudos a todos!!!

    Lika

    ResponderExcluir
  10. Mocam, sua sabedoria me surpreende.
    De fato, você ainda não ser Juiz de Direito é apenas um mero detalhe. É que o principal você já tem, e isso é algo que habita dentro do âmago de casa ser humano que se torna difícil traduzir tal característica pela linguagem escrita ou falada.
    Certeza tenhas que sua aprovação é só questão de tempo. Não falo para agradar-lhe, mas falo como quem tem a certeza de uma regra matemática. Viver é matemática, plantamos o que colhemos: Lei da semeadura.
    A semeadura é opcional, mas a colheita é certa.

    Bruno Arruda

    ResponderExcluir
  11. Caro Mocam,

    de fato, é muito fácil anonimamente atacar as pessoas.
    Ao meu ver, atitute covarde de quem não tem coragem de assumir suas opiniões...
    Não tenho procuração sua para defender-lhe...Aliás, vc nem precisa disso. Sua opção em disponibilizar um comentário desse tipo, sendo o alvo desse ataque gratuito, já demonstra sua integridade e transparência ao que se propõe aqui...

    Continue sempre no seu propósito!!!
    Vc tem feito mais bem a muitos, do que incomodado um anônimo qualquer...

    Lika

    ResponderExcluir
  12. @Lika

    Esqueci de comentar. Eu conheço o Patolino. Por óbvio, já alcancei a casa dos trinta. Obrigado pela mensagem!

    MOCAM

    ResponderExcluir
  13. Olá Mocam!!!
    Brilhante post, veio no momento certo já que tenho que escolher qual cursinho fazer. Obrigado por dividir sua experiência conosco.
    Com relação ao Ênfase Concursos, você tem alguma referência??
    Valeu

    ResponderExcluir
  14. @Anônimo

    Obrigado amigo.

    Olha, realmente não tenho informação sobre o Ênfase. Mas quando tiver posso postar. Como disse, esta postagem tem um caráter permanente. Chegando informações novas, eu atualizo.

    Um abraço,

    MOCAM

    ResponderExcluir
  15. Ops... Só corrigindo. Aonde tem casa leia-se cada. Ademais, aonde tem plantamos o que colhemos, entenda-se colhemos o que plantamos. Hehe.
    Bruno Arruda

    ResponderExcluir
  16. MOCAM,
    houve uma confusão.
    Explico: eu postei o seguinte comentário:

    "Concursado?
    Legal,pensei que advogasse por conta própria...
    Mas e aquele papo de ir buscar pão no horário do expediente e de doutorado em direito intertemporal alemão à distância?"

    Porém, não tive nenhuma intenção de ofender ou causar polêmica. Se isso aconteceu peço desculpa.

    NÃO SOU O ANÔNIMO QUE MANDOU AS MENSAGENS OFENSIVAS ANTERIORES (veja pelo IP). Sou apenas um antigo - como você notou - apreciador do seu outrora blog.

    Postei como anônimo não para me esconder, mas simplesmente pela praticidade...Não vi nenhum problema nisso, pois, repito, não tive intenção nenhuma de ofender, tampouco empreguei o termo "papo" no sentido de "mentira".

    Talvez eu tenha postado num momento inoportuno ante o contexto criado pelas ofensivas e covardes postagens anteriores, o que se agravou pela coincidência do anonimato...

    Enfim, espero que entenda o ocorrido.

    Fica aqui meu pedido de desculpa.
    NOVAMENTE (já agradeci em outras postagens) agradeço pela relevante contribuição prestada...saiba que sempre clico...rs.

    Um abraço e sucesso.

    Bruno (nem consegui me identificar no local apropriado).

    ResponderExcluir
  17. @Caro Bruno

    Ainda bem que me escreveu, explicando o ocorrido.

    Ainda bem que tudo isso aconteceu. Vivendo e aprendendo...

    A sequência de comentários dava a entender que era a mesma pessoa, fazendo críticas simplesmente por fazer.

    Mas... Como vc bem explicou, não era.

    O engraçado é que eu tenho a opção de não ter comentários anônimos no blog. Mas prefiro tê-los por uma questão de praticidade. Às vezes fica mais fácil comentar como anônimo do que fazer login no Google para só depois comentar.

    Além do mais, não me importo com opiniões divergentes. Se me importasse simplesmente não liberaria os comentários contrários ao que escrevo. Isso é dialética. Tese versus antítese. Isso é salutar.

    Já quanto aos ataques eu realmente não gosto. Mas libero o comentário assim mesmo. Mas por qual motivo? Por que não gosto de injustiça, de covardia. Por que tem gente que se acha um leão atrás do computador, quando na verdade é um frango pessoalmente (li isso essa semana no ForumCW - O autor, por favor, se manifeste).

    Ao todo, o blog teve até hoje 500 e poucos comentários. Eu NUNCA vetei nenhum (salvo as propagandas). Mesmo quando se tratavam de ataques. Mas eu sou do tipo que detesta confusão e baixaria. Faço até papel de bobo às vezes, para que nada disso dê início, numa falácia sem fim. Só não vá esperando que eu dê a outra face frente a ataques injustos. Pode apostar, a resposta será imediata.

    Mas esse blábláblá todo serve para algumas coisas:

    1ª - Peço desculpas aos leitores pelo ocorrido, em especial ao leitor Bruno. Sinceramente, a minha ira não foi direcionada à vc. E, interpretando a sua fala da maneira como explicou, tudo parece fazer sentido;

    2ª - Aos leitores mais antigos do blog, peço a gentileza que, se possível, faça login na sua conta Google para comentar. Ou então escolha uma das outras opções "OpenID" ou "Nome/URL", que ficam logo abaixo do campo de comentário. Desse modo, mal entendidos ficam mais difíceis de ocorrer.

    3ª - Não deixem de comentar. Ainda que seja para discordar (juro, eu não me importo). Mas atacar, malferir, dardejar, não (isso eu importo!). Por favor. Não vamos fazer deste espaço a mesma chacrinha de algumas salas do CW;

    4ª - Estou estudando acabar com os comentários anônimos. Vou refletir.

    5ª - Bruno, obrigado por visitar os links patrocinados. Sucesso na sua jornada. Conte sempre comigo. De verdade.

    Um abraço a todos.

    Desculpe por esse longo comentário.

    MOCAM

    ResponderExcluir
  18. Oh Mococa,...hihi...sou sua fã, toda vez que leio suas palavras peço a Deus que o ajude a superar seus obstáculos e lhe dê a vitória. Prossiga para o alvo. Seu blog tem nos ajudado, além das coloborações dos materiais. Seus comentários e de tantas outras pessoas me incentivaram a prosseguir nos estudos num dos momentos mais difíceis da minha vida. Dei uma guinada e creio que a vitória virá, qualquer dia, qualquer hora. Quanto as críticas, se um não gostou, creia que mil sim. hihihi. Acredito que Deus usa pessoas e caminhos que as vezes não entendemos para nos dizer: vá, siga adiante, lute, não desista, estou te ajudando, "sê forte e corajoso, não temas, nem te espantes, porque o SENHOR teu Deus é contigo...". Abraços e obrigada.

    Ro

    ResponderExcluir
  19. @Ro

    Obrigado pela bela mensagem e pelo carinho. Não sei se mereço tanto (não é demagogia de minha parte).

    Mas é que até pra meter o pau tem que ter "colhão". Esse negócio de meter o pau sem se identificar me irrita.

    Agora meter o pau é uma coisa. Discordar é outra totalmente diferente. Discordar é saudável. E próprio de quem escolheu o Direito como caminho profissional.

    Um grande abraço,

    MOCAM

    ResponderExcluir
  20. Excelente post. Concordo com mto do que vc disse. Também senti falta de comentários sobre o curso do renato saraiva. Sobre o o verbo juridico vi o comentario que postaram.
    Fiz LFG e achei o curso mto bom. (Intensivo I), mas nfelizmente em virtude dos meus horários de trabalho optei por um curso que desse a opção de repor a aula qndo nao pudesse comparecer pessoalmente. PEsquisei sobre o Saraiva e o Verbo, mas como não obtive respostas e o praetorium (que ja havia assistido algumas aulas online) estava abrindo em minha cidade. Foi a minha opção. O curso praemium é excelente. Tem um ritmo rápido, não é p/ quem tá começando, é bom fazer já com uma base de estudo. Estou adorando.
    O que não gostei do LFG foi que eles mudaram o programa dos cursos intensivos mais uma vez e o curso perdeu em algumas materias um pouco do que tinha em termos de aprofundamento, mas ainda vale a pena. Frustrante foi que em janeiro alguns professores não conseguiram cumprir com o programa e aí veio uma chuva de aulas online entre o final de dezembro e a semana passada, qndo já haviam sido encerradas as aulas presenciais. O site com material melhorou mto do que era em tempos passados. Acho que finalmente eles encontraram uma fórmula online que funciona de modo satisfatorio p/ maioria.

    ResponderExcluir
  21. Parabéns pelo post.
    Ano passado peguntei p/ vc a respeito do curso do FMB e, gentilemente, vc fez seus comentários e resolvi arriscar o curso por DVD, embora estava decidido a não fazer nenhum curso e apenas estudar por livros. Inclusive também me indicou o programinha VLC. Mudei minha metodologia de estudo assim como outros do CW e vc tinham dado como dica, ou seja, de assistir a aula e anotar tuuuudo. Realmente mudou pra melhor meus estudos e meu material. Também, desta forma de anotar tudo, vc fica mais ligado na aula, pegando todos os detalhes da explicação. Gostei muito, novamente obrigado.
    Quanto aos comentários seus sobre os professores concordo, só acrescento que quem dá aula de Constitucional nos meus DVD's é o Paulo Casseb e acho as aulas dele muito boas. A de Proc. Penal é um saquinho, mas o conteúdo depois no caderno é excelente. Já a de Administrativo dá o feijão com arroz. No mais ratifico.
    E como vc disse no final do texto acima, o diferencial é o aluno. Então vamos em frente...
    Agora acabo o curso do FMB, revejo algumas aulas e detonarei nos cadernos e lei seca.
    Portanto, com esta postagem mais recente, com certeza irá ajudar muita gente a decidir se a pessoa vai fazer cursinho e qual o escolhido, assim como me ajudou.
    Quanto aos comentários agressivos não ligue Mocam, todos os seguidores deste seu blog te conhecem desde lá do CW e sabem o quanto vc é prestativo com os demais concursandos.
    Abraço.
    AHO

    ResponderExcluir
  22. Oi Mocam,
    Parabéns pelo blog. Inicialmente, podemos perceber que é você é um grande motivador e será um grande professor ou escritor jurídico, caso opte carreira.
    Até pelos meus horários, tenho um pouco de dificuldade com a assiduidade em aulas e, não apenas por este motivo, estava pensando em adquirir o curso de DVD do FMB, juntamente com as apostilas ou anotações de aula do curso presencial.
    Como dizem que anotar os DVDs é uma tarefa cansativa e desanimadora, pensei em ler o conteúdo escrito e depois assistir as aulas, fazendo apenas anotações complementares.
    Seria interessante este método ou seria melhor procurar outros curso online com didática mais parecida com a presencial?
    Também, estou pensando no supersemestral presencial do FMB ou outro curso semestral.
    Muito obrigado. Todos torcemos muito pela sua aprovação.

    ResponderExcluir
  23. Oh dúvida cruel! essa questão dos cursos tira o meu sono. Como já dito meu querido Mocan, não há curso perfeito. Seu conteúdo sempre será mais sintético do que o dos livros. Ai fica a primeira pergunta? Não seria mais profícuo ir direto à fonte, ou seja, doutrina?

    Outra questão que gostaria de lançar aos caros colegas é a respeito da metodologia de estudo. Considerando que os concursos, em média, exigem o conhecimento de pelo menos 12 matérias (magistratura estadual, por exemplo), como dividir este estudo durante a semana? uma matéria por dia? esgotar uma matéria e depois passar para outra? Sugestões?

    ResponderExcluir
  24. Oh dúvida cruel! essa questão dos cursos tira o meu sono. Como já dito meu querido Mocan, não há curso perfeito. Seu conteúdo sempre será mais sintético do que o dos livros. Ai fica a primeira pergunta? Não seria mais profícuo ir direto à fonte, ou seja, doutrina?

    Outra questão que gostaria de lançar aos caros colegas é a respeito da metodologia de estudo. Considerando que os concursos, em média, exigem o conhecimento de pelo menos 12 matérias (magistratura estadual, por exemplo), como dividir este estudo durante a semana? uma matéria por dia? esgotar uma matéria e depois passar para outra? Sugestões?

    ResponderExcluir
  25. Tb tenho essa dificuldade. Tenho tentado seguir o quadro de estudos q o nosso querido Mocam disponibilizou. A minha grande dificuldade é qto ao conteúdo. Acabo me perdendo e nunca consigo cumprir um edital. Isso tem me gerando uma frustração sem tamanho.
    Estudo tb pra Magistratura Estadual, e às vezes tenho a sensação de ser um sonho inatingível.
    Mocam e companheiros de jornada, será q poderiam ajudar-me.
    Seria imensamente grata se alguém pudesse fazê-lo.
    Ah..só pra constar..eu conheço o patolino..e como conheço..devo ser a única com mais de 40 nesse blog...
    Abraços a todos,
    Ane

    ResponderExcluir
  26. Quando falo do conteúdo, falo da dificuldade monstra em dividir o conteúdo programático no horário da semana.É mto conteúdo!Acabo me perdendo SEMPRE!
    Desculpem se fui repetitiva, mas é q quis deixar bem claro a minha dificuldade pra o caso de algum anjo bom resolver ajudar-me.
    Obrigada mais uma vez....
    Abraços,
    Ane

    ResponderExcluir
  27. Cara Ane,

    vou escrever por mim. Mas acho que muitos aqui támbém nunca conseguiram "vencer" um edital.
    Então não se sinta mal por isso.
    Já tive muitas fases nessa minha caminhada, e hoje penso que é melhor estudar de forma que o conteúdo seja realmente fixado, do que estabelecer uma quantidade de conteúdo díário, tantas páginas... Enfim, essas metas que nos impomos e acabam desgastando mais que ajudando.
    Estude no seu rítmo, e estude bem o assunto.
    O que for bem fixado já será uma etapa a menos a ser vencida.
    Pense Nisso!!!

    Bom Estudo.
    Lika

    ps.:Qto ao patolino fique tranquila, alguns aqui já disseram que conhecem. Tem uma turma boa de 30tinhas e 40tinhas...Não estamos sós..rsrs

    ResponderExcluir
  28. Lika,
    Obrigada pela resposta, vc não tem noção do qto me ajudou com suas palavras. É verdade o q diz..a fixação da matéria é mto mais importante q o número de páginas lidas num dia.
    Mas como não tenho mta disciplina - e isso me faz mta falta - preciso estabelecer o conteúdo a ser estudado no dia, pra só poder me deitar qdo tiver conseguido concluí-lo.
    Continuo tentando melhorar, um pouco a cada dia...
    Bons estudos a todos,
    Abraços,
    Ane

    ResponderExcluir
  29. @AnônimoTente imaginar a sequência de estudos da maneira como está disposta nos livros de doutrina. Vc não corre o risco de estudar sucessões antes de parte geral.

    Use os blocos (vide postagem Roteiro de Estudos). Se não serviu, adapte a organização de acordo com sua realidade. Ao invés de duas matérias por dia, estude uma.


    Ah! Nada de esgotar matéria para só depois pular para outra.

    Siga em frente.

    Abs,

    MOCAM

    ResponderExcluir
  30. @donna-rj De jeito nenhum! Leve as matérias junto. Nada de esgotar uma para pular para outra. Dê uma lida na postagem "Roteiro de Estudos".

    Abs,

    MOCAM

    ResponderExcluir
  31. @DouglasDouglas, não tente "inovar" demais. Se quer ler, encare as apostilas. Se quer ver e ouvir (e anotar muito!), encare os DVD's. O conteúdo de ambos é o mesmo. O que vai mudar é a via.

    Abs,

    MOCAM

    ResponderExcluir
  32. Ane:
    Determinar o estudo diário de acordo com a quantidade de conteúdo a ser estudada sempre me gerou ansiedade (ex- estudar de pagina tal a tal, esgotar o tópico tal). Por isso, me comprometo com as horas de estudo (por ex: às quintas, estudar penal das 13h30 às 16h). Desta forma, tento aproveitar o tempo de forma a fixar o conteúdo com tranquilidade e eficiência. A qualidade do meu estudo melhora quando eu não me atenho ao número de fls que estudei e sim ao conteúdo que apreendi naquele espaço de tempo pré-determinado.
    É bom lembrar que cada um escolhe o método a que melhor se adapta. Eu, como sou ansiosa ( e isso se reflete na minha disciplina), prefiro assim.
    Espero que tenha ajudado!
    abraços, Renata

    ResponderExcluir
  33. Parabéns, Mocam, que post bem feito. Imagino o tempo que demorou para fazê-lo.
    Acho que nunca postei aqui, mas seu blog está nos meus favoritos.

    Na verdade eu nunca fiz cursinho, mas lia o material que um colega que fazia LFG me deu. Nossa, eu adorei. Apesar de extenso, o conteúdo é completíssimo.

    Obrigada de verdade por compartilhar suas experiências conosco.

    Abraços, RED. do CW.

    ResponderExcluir
  34. Mocam!!! Estou postando pra dizer que estava com saudades de seu blog, eu passei uns tempos afastada da internet, viajei pra fazer um concurso e resolver uns problemas pessoais tb! Mas estou por aqui novamente!!!

    Estou com uma dúvida. Estava pensando em comprar os DVD's do FMB, e vi seu comentário sobre eles, e confesso que agora me desanimei... Por favor, diga-me se é melhor o do FMB ou curso online pra magistratura estadual da Verb Jurídico???

    Obrigada novamente, e como sempre!

    Ass. Vouconseguirpb!

    ResponderExcluir
  35. Vouconseguirpb,

    Vou ficar devendo essa comparação. Não conheço o Verbo Jurídico. Não tenho parâmetros para traçar esse paralelo.

    Estou em busca de informações a respeito. Quando tiver em mãos a resposta pode deixar que aviso.

    Um forte abraço,

    MOCAM

    ResponderExcluir
  36. Obrigada Mocam!!! Fico aguardando informações!

    Ass.: Vouconseguirpb

    ResponderExcluir
  37. Renata,
    agradeço a atenção. Tenho tentado me conscientizar q a quantidade de páginas realmente estudadas é mais importante q uma população delas somente lidas, mas ainda sofro com isso..kkk.
    Continuo tentando. Outra coisa q me incomoda bastante é a minha indisciplina. Tb vou tentando mudá-la,uma vez que isso me atrapalha mto em todas as áreas da minha vida, principalmente nos estudos.Mas, vou chegar lá!!!
    Tenho estudado em casa e isso não tem me trazido bons resultados. Preciso voltar pra biblioteca, URGENTE!!!
    Abraços e bons estudos a todos!!!
    Ane

    ResponderExcluir
  38. Mocam,
    obrigada pela resposta. Vou tentar seguir a sequência disposta nos livros como vc sugere.O seu roteiro de estudos já é minha cartilha..kkk
    Qto à disciplina, vc q já está a anos luz de experiência à nossa frente, já teve dificuldades? Ou já nasceu disciplinado e com determinação?
    Poderia tb nos dar um passo a passo a seguir ao menos até conseguirmos fluir sozinhos?
    Falo em nós, pq acredito q essa não seja uma dificuldade só minha.
    Agradeço mais uma vez por tudo...
    Abraços,
    Ane

    ResponderExcluir
  39. Ola Vouconseguirpb,

    se vc olhar alguns post acima eu mencionei sobre o curso do verbo jurídico online.
    Dá uma olhada, possa ser que te ajude.
    Com relação ao FMB esse não conheço...Então fico na mesma situação do Mocam, sem poder comparar.

    Bons Estudos!!!

    Lika

    ResponderExcluir
  40. Prezado Mocam,

    meus parabéns pelo seu Blog.

    me interessei pelo curso apostilado do FMB, mas quando fui ao site deles percebi que há também o curso de anotações de aulas. Você que já foi consultor informal do FMB saberia me dizer qual a diferença entre eles?

    Agradeço a atenção.

    Forte abraço,

    André

    ResponderExcluir
  41. Caro Anônimo,

    Até onde sei, estas anotações que são postas à venda referem-se aos cursos presenciais, não aos cursos à distância (como os DVD's). Mas não tenho esta informação precisa. Tente esclarecer esta dúvida com eles por telefone. Apesar do site parecer ter informações pela metade, no telefone as atendentes são muito esclarecedoras.

    Agradeço a sua visita no blog.

    Um forte abraço,

    MOCAM

    ResponderExcluir
  42. Fiz Damásio e não curti, não recomendo de maneira alguma!!
    Estou fazendo o módulo I do Carreiras Jurídicas do Renato Saraiva, é muitoooo bom!!! Estou impressionadíssima mesmo!!! Pra quem está cansado de frequentar as aulas do cursinho e se preparar tranquilo em casa, no horário que possui disponibilidade é o MELHOR!! Eu já estou farta da Boca do Pátio dos cursinhos!

    ResponderExcluir
  43. Atualmente faço o curso anual do Damáso e estou gostando muito. Acho um curso completo e está me ajudando a organizar um bom caderno, para que eu possa estudar depois. Além disto tem excelentes professores, como o Cleber Masson e o André Estefan. Acho o site mto organizado e tem um ótimo sistema para repor as aulas nos dias em q tenho q faltar. Dos outros, só tenho a comparar com o lfg, que já fiz há muito tempo e também gostei.
    Do que foi dito, tenho a acrescentar q acho interessante mudar de cursinho de vez enquando, não ficar sempre no mesmo, pois todos tem coisas boas e variar nos dá a possibilidade de ver a mesma matéria de formas diferentes.
    Bons estudos a todos!

    ResponderExcluir
  44. Primeiramente tenho que comentar o blog...que maravilha...amei...um primor..sem contar a excelência na escrita e desenvoltura de texto...super inforativo...Já até te sigo no TT para obter as informações mais rápido rs*..

    Então, eu fiz Damásio presencial..o curso é bom, os professores são didáticos, em sua maioria, mas as aulas são mega cansativas...o que eu ODIEI...eram as milhares de perguntas durante as aulas...sabe eu sei que às vezes é bom saber a dúvida do colega porque pode ser a sua blá blá blá...mas as aulas eram sempre cortadas por diversas dúvidas, que na verdade nem eram dúvidas, eram mais vitrines para os alunos mostrarem que sabia mais...olha o "ô" viu..

    Hoje eu faço ASF (curso do professor Scarance), para mim é o melhor do mercado...eu adoro..

    O curso é por correspondência, dependendo do tipo que vc escolher chega o materia toda semana ou a cada 15 dias...o material é ótimo e ele te ajuda a organizar o horário de estudo.. Nesse curso temos reuniões mensais sobre assuntos de interesse do concursando (como se portar no oral, simulação de prova oral, como trabalhar com o tempo e resolução de questões de testes e 2ªs fases, sentença, pareceres etc)..

    Cada semana, junto com o material, recebemos lição (peça, dissertação, teste com justificativa, sentença, questões etc), após fazermos enviamos para o curso para correção e depois eles devolvem apontando os erros e os acertos...é fantástico...

    Ah, todo mês tem simulado e a cada seis meses tem o simulado de segundas fases...nos simulados eles te informarm a porcentagem de erros e acertos de cada teste que vc fez e comparam vc com a média do curso...ah, é possível ver o que mais vc erra na matéria de civil, penal, tributário, adm etc...

    Bom é isso...gosto mutio do curso do professor Scarance (ASF), só posso falar desses dois (Damásio e ASF) porque até agora só os fiz...

    Eu sou péssima no computador, por isso não consegui colocar meu nome certo...eu sou a Duzuza estou sempre lá no CW...

    Abraços à todos os concurseiros...força galera um dia a gente chega lá!!!

    ResponderExcluir
  45. Duzuza, no curso ASF, vc faz o Intensivo ou Extensivo Estadual? Eles mandam o conteúdo para estudar ou vc estuda por livros e responde aos exercícios? Dá tempo para ler algum outro material (doutrina) além do curso?

    Obrigado

    Fiscal Daley

    ResponderExcluir
  46. Alguém tem alguma informação sobre o curso presencial do LFG (extensivo)? E o presencial do FMB é bom?

    Amanda

    ResponderExcluir
  47. Estou muito interessada em fazer o curso do ASf já que tenho tempo disponível e gostaria de me preparar da maneira mais completa possível. alguém poderia dizer mais comentários sobre o ASF? Duzuza vc acha bem completo o curso, exercícios e simulados? Aguardo ansiosa sua resposta.
    obs: meu nome é Ana e farei o estadual à distância.

    ResponderExcluir
  48. Mocam, e o curso Marcato em SP? Vc recomenda???

    ResponderExcluir
  49. @FernandoUma pessoa de SP que conheço fez o curso e gostou. Mas foi há algum tempo. Ela não sabe avaliar como o curso está agora.

    Pessoal, os leitores sempre me perguntam sobre esse ou aquele curso não incluído na avaliação, mas vou repetir uma frase que está logo no início da postagem: Por ora, ficamos com as principais redes nacionais, em especial aquelas que tive algum tipo de contato.

    Infelizmente, nem tudo eu tive contato. Seria irresponsabilidade falar algo sobre um curso que nenhuma informação tive. À medida que novas informações forem chegando, vou incluindo.

    Um forte abraço,

    MOCAM

    ResponderExcluir
  50. @AnônimoInfelizmente não tenho informações sobre o ASF.

    Um abraço,

    MOCAM

    ResponderExcluir
  51. alguma opiniao sobre os cursos da verbo juridico?

    ResponderExcluir
  52. MOCAM, já que você é "velho de guerra" (risos) em se tratando de cursinhos e concursos, gostaria muito de uma opinião sua.
    Seguinte: tenho dois materiais na mão, o do LFG e o do FMB.
    O material do LFG é de 2009, o material do FMB é de 2010. Aliás, esse material do FMB é resultante do curso anual estadual presencial que frequentei na unidade da Avenida Paulista no ano passado.
    Por qual material devo estudar? Sei que parece uma dúvida banal. Provavelmente você vai dizer que é para eu estudar pelo material que mais me adapto, pelo material que seja de melhor compreensão, não é?
    Mas, comparando os materiais, vejo que o material do FMB que possuo é muito mais enxuto que o do LFG. Explico: as aulas no FMB presencial são ditadas (isso mesmo, ditadas). Sendo assim, é possível anotar tudo o que o professor fala. Todavia, o ditado faz com que não exista tempo suficiente para o aprofundamento da matéria. Resultado: o caderno tem o básico do básico. Por exemplo: digamos que determinado assunto possua três correntes doutrinárias ou jurisprudenciais. Geralmente, os professores do FMB vão ditar apenas a corrente majoritária. É claro que nem todos os professores são assim. O caderno do professor Tartuce, por exemplo, fica espetacular – aliás, a título de informação, o Tartuce agora está no LFG.
    Já o material do LFG é mais generoso, pois as aulas são expositivas. O material possui um número de informação bem maior.
    O que fazer? É melhor, primeiramente, ter uma noção básica das matérias (que será fornecida pelo material do FMB) e somente depois passar para o LFG ou mergulhar já de vez no material do LFG?
    Meu caro, forneça-me uma luz, pois eu fico com um pé em cada material e meu estudo não rende!
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nao gosto de aulas ditadas=enrrolaçao,ja os da lfg te uma senhora la de penal muito circunloquia,50% bla,bla,bla.....por isto nao decidi ainda nem por um nem por outro,procuro espartanos laconicos diretos ao assunto,ei de encontrar

      Excluir
  53. CaroChandler

    Eu nunca fiz o FMB presencial, como ficou exposto na postagem acima. E minha experiência com o FMB é de um caderno extremamente extenso, por conta do curso por DVD's.

    Bom...

    Eu ficaria com o este caderno do FMB para fazer o arcabouço, e o do LFG para a cereja do bolo. Acho que assim vc une atualização a agilidade, sem deixar de passar por questões mais complexas, o que o caderno do LFG proporcionará.

    Um abraço,

    MOCAM

    ResponderExcluir
  54. @Depeche Mode

    Infelizmente, nunca fiz o Verbo Jurídico. Alguns amigos fizeram e gostaram. Contudo, não tenho informações mais profundas.

    Um abraço,

    MOCAM

    ResponderExcluir
  55. Primeiramente, MOCAM, muito obrigado pela dica.
    Fica aqui, então, para quem tinha dúvidas sobre o FMB, o relato de quem fez o FMB a distância (você) e a experiência de quem fez o FMB presencial (eu).
    Quase que na totalidade (com exceção a FMB, que, como você mesmo disse, é a Cláudia Raia do Direito), os professores que escrevem as apostilas são os mesmos que ministram as aulas no presencial.
    Atrevo-me, agora, a dar um "pitaco": quem faz o curso a distância tem um caderno mais recheado de informações. As aulas do FMB presencial, como eu já disse, são ditadas, o que faz com que não exista tempo hábil para o aprofundamento.
    Ainda na seara dos "pitacos"... rs... creio que o FMB presencial é de muita valia para aqueles que acabaram de sair da faculdade ou estão há muito tempo longe dos estudos. O material proporciona o básico.
    Enfim, muito obrigado novamente.

    ResponderExcluir
  56. Olá,
    faço curso à distância do FMB e não tenho muito do que me queixar. O conteúdo é extenso e bastante denso, consigo me aprofundar bem; Para complementar a matéria e manter-me atualizado, adquirir o material de anotação de aula, que diria, é um resumo do que é dado em sala de aula. Gostei muito. Recebo mensalmente uma apostila, “quentinha, saída do forno”. Acho que vale muito a pena adquirir o material, é um ótimo investimento, não me arrependo e sempre quando posso indico.
    Obrigado... Abraços.
    Parabéns pelo blog Moçam.

    ResponderExcluir
  57. Oi MOCAM, oi concurseiros.
    Gostei mto da matéria. Incrível como a descrição feita é perfeita.
    Estudo pelo material do fmb, comprei o curso dvd+apostila estadual com uma amiga. O leque de informações é grande e o aprofundamento também. E toda vez q há alguma atualização recebo a aula em casa, isso é muito bom. Sem contar no pessoal de apoio que eles disponibilizam.
    Temos várias opções no mercado e o ideal msm é optar por aquela que mais nos adaptemos.. o bom é unir o "arroz com feijão" a uma "saladinha" .
    Bons estudooss a todos.

    ResponderExcluir
  58. Oláa MOCAM, parabéns pelo Blog.
    As informações são incríveis, a redação impecável... estava faltava um blog assim na rede.
    Sobre a matéria (se é que posso assim classificá-la) sem sombra de dúvidas, faz uma descrição perfeito sobre os cursinhos.. principalmente sobre àqueles que já conheço.
    Fiz o Damásio mas não gostei, desta maneira não recomendo... mas, cada caso é um caso. Me identifiquei mais com o FMB, faço um apostilado, excelente e outros por internet, o que aliás é muito bom ... pois sempre tem novidade, uma aula nova, didática, com temas super atualizados. Gostei mesmo e não troco tão cedo.
    Mais uma vez, parabéns pela iniciativa MOCAM.
    ABraços

    ResponderExcluir
  59. Olá, Mocam! Acabei de conhecer seu blog, e já te imagino como meu amigo de infância. rsrsrs.. Parabéns pelo blog, pela atenção e tempo dispensado a esses "desconhecidos". Tenho 23 anos, sei quem é o PATOLINO (rsrsrs) já fiz LFG,FBM e atualmente faço o "Sui juris" em Brasília, se fosse pra escolher o melhor seria o LFG.Não vou dar muito minha opinião porque não fiz nenhum desses cursos pra valer, como vc bem disse quem faz o curso é o aluno, a aprovação só depende de nós. Vi alguém perguntando pelo Marcato de São Paulo, meu marido fez esse cursinho na época que o FMB dava aula como professor de penal e civil, gostou muito, e sabe-se que tem bons professores atualmente, conheço o prédio de São Paulo e posso dizer que a estrutura é perfeita.
    Bom, mais uma vez obrigada pelas dicas valiosas, principalmente pela planilha, formei faz 2 anos e nesse tempo andava perdida, com seu blog estou conseguindo trilhar um caminho.

    Obs. Sou completamente analfabeta em blog e afins, como faço para acessar o Forúm CW que muitos comentam?

    ResponderExcluir
  60. Amanda Ribeiro

    Sobre o FórumCW, dele eu já não participo mais. Agora temos a nossa própria comunidade: www.forumdomocam.com.br

    Acesse, dê uma lida em "aprenda a usar" e junte-se aos bons!

    Obrigado pelo carinho!

    MOCAM

    ResponderExcluir
  61. E o apostilado do Damásio, já ouviu falar, será que é bom?

    ResponderExcluir
  62. E quanto aos Cursos Preparatórios Renato Saraiva?? Alguém sabe dizer alguma coisa??

    ResponderExcluir
  63. Sobre o Renato Saraiva algumas amigas fizeram e adoraram as aulas. Já fiz o LFG e gostei muito do método deles. Mas aqui em São Paulo eu aconselho, sem dúvida, o Marcato. É excelente!! To querendo começar um pela internet do FMB, já que estou sem tempo de ir as aulas!!

    ResponderExcluir
  64. Olá pessoal, assim que sai da faculdade fiz o Damásio anual, sinceramente, não gostei. Era muito básico, cheio de conceitos, tudo era ditado. Talvez o curso não correspondeu a minha expectativa porque já estudava para concursos durante a faculdade, porém o considero um bom curso para aqueles que não se dedicaram muito durante a graduação e estão iniciando nos concursos.
    Já fiz os intensivos I e II da rede LFG e os considero excelentes. São super atualizados, sempre mencionam jurisprudência, diversas correntes, com certeza indico para todos. Além disso, quem escreve tudo que é dito nas aulas consegue ter um material maravilhoso, indispensável para uma ultima revisão antes da prova.
    Porém, em razão do trabalho, não tenho mais tempo para frequentar um curso presencial, principalmente se for anual, por isso, estou a procura de um curso via internet ou por DVD.
    Estava pensando em fazer um curso para carreiras federais (AGU, DPU, PFN, MAG. FEDERAL)alguém pode me indicar algum?
    Alguem tem informações sobre o curso Complementar Federal por DVD do FMB? E sobre os cursos Alcance e ênfase online o que podem me dizer?????
    Tenho receio de fazer online FMB e ser parecido com o que fiz no Damásio, extremamente conceitual e básico. Alguém que fez os dois pode compara-los e assim me auxiliar na escolha do curso que pretendo fazer em 2012?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  65. Olá a todos. Vejo que as opniões sobre os cursinhos são voltados para área jurídica. Gostaria de saber se alguem poderiam dizer sobre a área fiscal. Tem algum cursinho que tem um enfoque maior para área fiscal.

    Obrigado

    ResponderExcluir
  66. Gostaria de um concurso para Agente da PF, me indicaram o Verbo jurídico. Alguém sabe se é bom? Agradeço desde já.

    ResponderExcluir
  67. Fernando, eu já fiz Marcato por 1 ano e meio, 1 ano no curso anual, 6 meses no semestral. O curso é tradicional, não aposta em métodos revolucionários. As aulas expõem os temas mais cobrados em concursos, especialmente em segunda fase e prova oral. Quanto ao corpo docente, destaco os professores de civil, todos muito bons, especialmente o prof. Loureiro, desembargador do TJ-SP. Já em Penal, o curso deixa muito a desejar, com professores pouco experientes. Fala-se que o prof. Nucci voltará a lecionar, porém, no site do curso, ele aparece apenas como "professor convidado". Estrutura boa, com gravação de todas as aulas, caso o aluno perca alguma. Amplo espaço de estudo, com luminárias em cada cabine, porém com acervo pequeno de livros.

    ResponderExcluir
  68. Mocam, passei agora para a Segunda Fase da OAB e vou fazer a prova específica de empresarial. Estou com muita dúvida de qual curso fazer entre LFG (alexandre gialluca) e DAMÁSIO (elisabete vido). Vc teria alguma dica para me dar? Agradeço desde já e parabéns pelo seu trabalho!

    ResponderExcluir
  69. @Moema

    Primeiramente, meus parabéns!

    Sobre o curso, é o que disse. Eu pouco conheço o Damásio.

    Gostei muito do Alexandre nas aulas que tive. Mas até pela minha limitação, fica difícil o comparativo.

    Mas agora... Sendo um ou outro a sua opção, o diferencial não está neles, mas em VOCÊ. Acredite e estude, pois o resultado SÓ depende de você.

    Um grande abraço,

    MOCAM

    ResponderExcluir
  70. Já fiz Damasio de Lfg, e digo sem medo de errar que o Damasio esta muito na frente do lfg, lfg se perdeu em meio do marketing e não avançou. O Damasio fez novas contrataçoes e se tornou o melhor curso do país, com juristas respeitadissimos e um corpo docente inigualavel

    ResponderExcluir
  71. Fiquei maravilhada com a sua iniciativa, MOCAM. Mais ainda interessada no curso à distância mencionado pela DAZUZA, do professor Scarance(ASF). Confesso que nunca tinha ouvido falar dele aqui em Porto Alegre e sua proposta vem ao encontro de tudo o que procuro. Entretanto, achei o saite pouco explicativo...gostaria de mais informações. Sei que você, MOCAM, não poderá ajudar nesse aspecto, mas peço para os demais leitores deste blog fantástico! Marianna

    ResponderExcluir
  72. O COMPLEXO DE ENSINO DAMÁSIO DE JESUS É EXCELENTE ! TOME NOTA DE AGUNS PROFESSORES QUE LÁ LECIONAM: NELSON ROSENVALD, GUILHERME NUTT, PEDRO LENZA, RICARDO ALEXANDRE ETC.

    ResponderExcluir
  73. Boa tarde!

    Quero fazer pós na área trabalhista e também prestar concurso para o MP do Trabalho.Estou em dúvida entre LFG e DAMÁSIO.Qual é o mais indicado para pós e concurso nessa área?
    Muito obrigada.

    ResponderExcluir
  74. Marianna,
    já fiz o curso completo do Prof Scarance (o ASF) e o que posso te dizer é que realmente o site é incompleto e pouco esclarecedor, pois eles dão as informações em uma reunião pré matrícula, que é de comparecimento obrigatório.
    Contudo, como você mora em outro estado, ligue lá e veja a possibilidade de fazer a matricula sem ir à reunião e peça para eles te passarem as informações que você deseja.
    O que posso te dizer que o curso é bem puxado, é muita matéria para estudar a cada dia, mas com o tempo você se acostuma com o método ASF e as coisas ficam um pouco menos corridas. Caso você não tenha muito tempo livre, opte pelo curso quinzenal.
    Mas quanto a isso eles são bem flexíveis, pode mudar do quinzenal para o semanal, do estadual pro federal, e também pode cancelar a qualquer tempo sem pagar pelo cancelamento.
    Eles não tem apostila e não indicam nenhum livro específico. Mandam um roteiro de estudos daquela semana com fichas a serem estudadas. Essas fichas têm os tópicos que devem ser abordados no estudo e alguns comentários mais importantes.
    A cada semana vem também uma lição a ser feita e entregue ao curso para correção. São intercaladas questões dissertativas, peças práticas, dissertações e testes justificados. Depois de algum tempo sua lição volta corrigida com alguns comentários. Há ainda simulados mensais e semestrais.
    É uma preparação bem ampla para todas as fases do concurso, não só para a primeira fase.
    A coordenadora pedagógica do curso é Dra. Sueli, esposa do Dr. Scarance, que é pedagoga e advogada, e está sempre pronta para ajudar-nos.
    Conforme o aluno vá passando de fases no concurso há preparações específica, bancas simuladas, exame psicológicos e até preparação para a famosa entrevista.
    Espero que tenha esclarecido um pouco suas dúvidas.
    Qualquer dúvida pergunte e se eu puder ajudá-la responderei.
    Carol

    ResponderExcluir
  75. Oi, MOCAM!
    Quero fazer curso p/ MP Estadual.
    Porém, fica a dúvida: LFG ou Damásio?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei que pode ser tarde de mais para respoder sua pergunta, mas tenho uma sugetão; não conheço o Damásio, mas conheço LFG e Rogério Sanches. Ele é promotor, professor exclusivo LFG, faz grupo de estudo para o MP Estadual e revisões via facebook e twitter...pode ser um diferencial...o LFG(acho que todos)tem o curso especifico para o MP. Boa sorte...

      Excluir
  76. Boa tarde! Será que alguém poderia me orientar em relação ao curso sabadão modular do LFG? Estou querendo entrar, mas preciso saber se é tão bom qto ao intensivo semanal. Alguém poderia me ajudar? O que acham deste curso? Vale a pena?Obrigada!

    ResponderExcluir
  77. Estou interessada no curso apostilado do Damásio, mas tenho receio porque não conheço ninguém que já tenha feito. alguém sabe dizer se é bom?

    Eu fiz FMB presencial e minha crítica é mais ao método do que aos professores. é que as aulas presenciais são ditadas, para permitir a anotação, e, em razão disso, extremamente chatas. além disso, a aula não rende, pois os professores acabam perdendo muito tempo ditando. eu me sentia perdendo tempo, sei lá...

    abraços,

    m_gallagher

    ResponderExcluir
  78. Oi!! Contratei o apostilado do Damásio a pouco tempo. Estou gostando, principalmente de matérias como Financeiro, Difusos e Coletivos, matérias que não achei livros didáticos. Estou no primeiro módulo ainda. Recomendo o curso pra quem quer ter uma boa base, se você já está em um nível mais avançado, talvez ache o material incompleto.
    É isso, espero ter ajudado!

    Amanda Andrade

    ResponderExcluir
  79. Qual o melhor curso voltado para Defensoria Pública?
    Jä fiz Intensivo I e II do LFG, mas sinto necessidade de outras matérias.

    ResponderExcluir
  80. Pessoal, boa noite! Bom, li todos os comentarios postados aqui e gostaria muito de saber informacoes ou sugestoes de cursinhos na area trabalhista, para magistratura e ministerio publico do trabalho, oferecidos em sao paulo, preferencialmente, presencial.

    Obrigada,

    Tata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tata, bom dia...
      Não fui aluna desse professor, mas como o sigo no twitter, quando precisei tirar dúvida com ele, fui prontamente respondida. Sei que ele dá aula em cursinho, mas como vc quer algo mais específico, não custa perguntar, talvez ele tenha uma indicação...
      Já percebi que a cada ano os professores mudam de cursinho e às vezes se fidelizam, se tornam exclusivos de um ou outro...Gosto muito do Flávio Tartuci (civil) que voltou ao LFG (o qual ele chama de Globo dos cursinhos), mas como às vezes eles pertencem à mais de um curso, podem indicar...Boa sorte!
      André Veneziano ‏ @oabveneziano

      Professor do LFG/Praetorium e do MBA da FIA-USP. Doutorando em ciências jurídicas e sociais, mestre em direito, especialista em Direito e Processo do Trabalho.

      Excluir
  81. Oi pessoal! Estou na mesma dúvida de mtos: qual cursinho fazer?
    Fiz Marcato por um tempo, então o básico já tenho (não foi o melhor curso do planeta, mas aproveitei bastante).
    Fiz LFG para OAB 2ª Fase e Reta Final PGE/SP... tinha adorado o ritmo veloz. Mas hj eu assisti a duas aulas teste e odiei! - era penal e processo penal. Achei mto lento, os prof quase ditavam. Ficava o monitor digitando, o prof fazendo tabelinhas das coisas mais óbvias!! É assim mesmo? Devo persistir?
    Daí pensei em fazer FMB, até que li os comentários de que a aula é ditada. Gente, isso é bom? Desanimei mto depois dessa.
    Damásio não ouvi comentários mto bons de amigos meus (e tbm parece que é mais voltado para área estadual e eu preferiria federal).
    Então, enfim, qual curso online vcs recomendam? Já ouvi falar do Renato Saraiva, Verbo Jurídico, Aprova... algum pitaco? Obrigada, bjos! :]

    ResponderExcluir
  82. Boa tarde Mocam,

    Faltou falar do curso do Renato Saraiva. O que voce acha dele?

    Abraço

    ResponderExcluir
  83. Boa tarde Mocam,

    Primeiro gostaria de parabenizá-lo pela iniciativa e pelos oportunos pontos de vista.
    Bem, neste momento me interesso muito pelo curso em DVD do FMB, mas ainda resta algum desconfiança no que tange à qualidade. E já se passou algum tempo desde suas apreciações, gostaria de saber se o curso continua sendo uma boa recomendação? Ou tem algum outro curso, preferencialmente em DVD, que seja mais indicado?
    Espero que vc, e todos os demais, tem muito boa sorte nesta caminhada.

    Grande abraço.

    Fred.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Fred,

      Embora a data da postagem aparecer antiga, o texto foi em parte atualizado. No que tange ao FMB nossa opinião refere-se ao atual curso à distância, que foi reformulado e agora vem acompanhado de anotações de aula. Recomendadíssimo!

      Forte abraço,

      MOCAM

      Excluir
  84. Carol! Demorei muito para ver sua resposta, mas me ajudou muito. Obrigada pela atenção! Marianna

    ResponderExcluir
  85. JÁ FIZ OS TRêS MAIORES CURSOS ,LFG,PRETORIUM,AGORA êNFASE,E DAMÁSIO,CONSEGUI MINHA APROVAÇÃO COM O DAMÁSIO,MAS OS TRêS SÃO EXCELENTES,E POSSO GARANTIR UM PROFESSOR SUPRE A DEFICIêNCIA DO OUTRO,ENTÃO É MUITO DIFICIL JULGAR O MELHOR,MAS HJ ESCOLHERIA O DAMÁSIO,MAS O QUE FAZ A PROVAÇÃO É O ALUNO,POIS DIFICILMENTE O PROFESSOR ESGOTARÁ O ASSUNTO,E A RESOLUÇÃO DE QUESTÃO É PARTE FUNDAMENTAL NA APROVAÇÃO,QUESTÃO + LETRA DA LEI E JURISPRUDêNCIA+ ESTUDO= APROVAÇÃO,O CURSINHO É COMPLEMENTO,É A BASE.

    ResponderExcluir
  86. Pooooxaaaa.. Alguém me AJUDA aiiii.. Por favor.

    Estou iniciando meus estudos para a área POLICIAL...
    Uma duvida me persegue...

    LFG ou RENATO SARAIVA?

    Não vi ninguém postar informações suficientes sobre o RENATO SARAIVA... Por favor, alguém já fez, ou conhece alguém que ja fes este curso on line?

    ResponderExcluir
  87. ola pessoal pretendo entrar em um cursinho p area Mag e MP do Trabalho...Sendo bem curto, p vcs, qual o melhor cursinho...lfg RS ou Damasio....
    Att

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jackson!

      Tenho esta mesma dúvida, mas acho que cursinho curso para o MPT e Mag. Trabalhista é só para quem quer refrescar a memória e se atualizar. No meu caso, vou ter começar do "zero"... Vou ter que fazer um curso anual mesmo.
      Boa sorte!

      Excluir
  88. Oi pessoal! Estou na mesma dúvida de mtos: qual cursinho fazer?
    Fiz Marcato por um tempo, então o básico já tenho (não foi o melhor curso do planeta, mas aproveitei bastante).
    Fiz LFG para OAB 2ª Fase e Reta Final PGE/SP... tinha adorado o ritmo veloz. Mas hj eu assisti a duas aulas teste e odiei! - era penal e processo penal. Achei mto lento, os prof quase ditavam. Ficava o monitor digitando, o prof fazendo tabelinhas das coisas mais óbvias!! É assim mesmo? Devo persistir?
    Daí pensei em fazer FMB, até que li os comentários de que a aula é ditada. Gente, isso é bom? Desanimei mto depois dessa.
    Damásio não ouvi comentários mto bons de amigos meus (e tbm parece que é mais voltado para área estadual e eu preferiria federal).
    Então, enfim, qual curso online vcs recomendam? Já ouvi falar do Renato Saraiva, Verbo Jurídico, Aprova... algum pitaco? Obrigada, bjos! :]FMB Comentário Policiais do Grupo de Operações Especiais de São Paulo, Jose Antonio Migliorini e Ricardo Escorizza dos Santos foram recebidos a tiros de fuzil na favela Jd. Arpoardor area do 75 DP, permaneceram sob intenso tiro teio por 20 minutos até a chegada de outras viaturas no apoio, varias pessoas foram presas e apreendido 10 kilos de entorpecentes todos encaminhados ao 75DP, para elaboração do flagrante delito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Correto,para mim eh embromaçao o cara ficar escrevendo na lousa invez de usar uma regua ou luz otica,coisa de dinossauros.

      Excluir
  89. Alguém já utilizou as apostilas eletrônicas do Verbo jurídico? Caso positivo, são de boa qualidade? E o curso Alcance algum comentário?

    ResponderExcluir
  90. Parei de estudar há um tempo e resolvi voltarhh. Quero focar no MP e magistratura estadual. Quero focar no MP e Magistratura estadual. Vi que o LFG possui um curso anual, mas nao esgota o edital e nem tem todas as matérias. Tem tb um curso específico para essas 2 carreiras, mas são só 05 meses de curso (é mais um curso de revisão, que nesse caso, nao serviria pra mim). Preciso começar do início, rever muita coisa. Ouvi falar q o LFG está cotado como um dos melhores. A opção seria fazer o anual e depois o curso de matérias complementares. Nao sei qual curso fazer..Alguem ja fez LFG?

    ResponderExcluir
  91. Olá. Conhecei hj o blog e estou iniciando os estudos. Pretendo defensoria pública sp estadual - sem cursinho, rs.
    Alguma dica a mais, além das dicas maravilhosas que têm aqui ? Rê

    ResponderExcluir
  92. Boa tarde, MOCAM!
    Amei o Blog e certamente este post é um dos mais úteis que encontrei em toda a Internet! PARABÉNS!!!
    Meu caro, sou advogado e resolvi "dar um tempo" agora na profissão e investir em um cursinho para me preparar para os concursos. Meu plano é ingressar na Magistratura do Trabalho mas estou aberto também a carreiras em outras áreas.
    Dei uma olhada nos preços dos cursinhos e achei bastante caros! Já faz cinco anos que me formei e desde então só atuei como advogado na área trabalhista. assim, vejo a necessidade de me atualizar nas outras áreas também.
    Gostei da sua dica sobre os cursos da FMB por DVDs e senti-me bastante encorajado em adquiri-lo, pois o curso presencial desta escola é bem "salgado" pro meu bolso.
    Sendo assim, gostaria de saber se vc achou as aulas dos DVDs atualizadas e se o conteúdo da apostila é o mesmo que dos DVDs. Pelo jeito vou ter que fazer o ANUAL Estadual e o ANUAL Trabalhista depois...
    Obrigado por me responder colega e ótimos estudos!!!

    ResponderExcluir
  93. Olá MOCAM!
    Parabéns pelo Blog!
    Vc disse que adquiriu o curso do FMB "super semestral anual estadual" que é o mesmo que o curso anual estadual. Gostaria de saber se o conteúdo programático é o mesmo do anula estadual e se vale apena adquirir este super semestral para quem tá iniciando os estudos para concursos.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  94. Boa tarde MOCAM!
    Gostei deste post pra caramba! Gostaria de te sugerir que criasse um outro post abordando sobre os melhores cursinhos para DELEGADO, MAGISTRATURA FEDERAL, MAGISTRATURA ESTADUAL,etc.
    Com certeza será muito útil!
    Valeu!

    ResponderExcluir
  95. Olá,
    Alguém que tenha cursado o anual federal do fmb pode me dizer se o curso é completo? Vale à pena? Os professores atuais são bons?
    Vocês acham que o método de ensino é ruim, pelo fato de as aulas serem ditadas?
    Dei uma olhada no lfg e Damásio, mas eles têm apenas o curso anual estadual... Além disso, a sala de estudos do fmb é muito melhor que a dos outros: clara, bastante iluminada e espaçosa.
    Estou propensa ao fmb, mas preciso de ajuda.
    Help me!
    Grata.
    Ana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Ana!
      Desejo antes de mais nada sucesso nos seus estudos!
      Quanto ao curso ser completo e abordar o conteúdo do edital, basta vc dar uma olhada no site deles e baixar o conteúdo programático de cada curso. O certo é que não existe nenhum curso completo que vá suprir as aulas que tivemos na faculdade... As escolas preparatórias para concurso ministram cada curso com base no edital, então talvez vc tenha que complementar um cursinho com outro.
      Ah! Dá para vc comprar na página do curso da FMB as aulas que são transmitidas em SP, inclusive as apostila e as anotações.
      Boa sorte!

      Excluir
  96. Boa tarde queridos!

    Estou pesquisando um curso para 1 fase da OAB, hoje estive na LFG mas estou com uma dúvida cruel que me atormenta sempre..rs...poderiam me sugerir algo?

    Grata

    Letícia

    ResponderExcluir
  97. Olá Letícia!

    Quando estava no último ano optei por não fazer cursinho algum e obtive êxito apenas na 1º fase. Logo que conclui o curso, levando-se em consideração meu resultado anterior, tentei novamente a primeira fase sem cursinho, porém na segunda escolhi estudar com a ajuda do Renato Saraiva. Assim que soube de minha aprovação na primeira fase me matriculei no cursinho ( fiz a segunda fase em tributário) e posso lhe garantir que não me arrependi.
    Sou do interior e o cursinho do Saraiva faz sucesso por aqui para quem quer passar na OAB. É um curso on line (o que exige disciplina), as matérias são divididas em tópicos e sub tópicos. Cada aula dura em torno de 35 minutos, mas como fiz muitas anotações levava em torno de 50 minutos para terminar de assistir uma aula.
    As aulas são gravadas com uma semana de antecedência (+ou-) e aos finais de semana (normalmente) a professora dava uma atividade para realizarmos (uma peça ou questão). Podemos tirar dúvidas com o professor por meio de um link na página e eles costumam responder no máximo em dois dias.
    Se optar por fazer o curso lhe dou um conselho: veja pelo menos quatro aulas por dia, pois com o tempo eles disponibilizam mais e mais materiais, e com a iminência da prova tive dificuldades para me organizar.
    Pensava que teria que ver apenas X aulas e no fim se transformou em x²......ou seja, não vi todas...
    Algumas amigas minhas optaram por fazer LFG, nenhuma reclamou, exceto pelo fato de ter que se deslocar (uma hora de viagem + muito calor mesmo).

    Abç e boa sorte!

    ResponderExcluir
  98. Hoje houve a uniao marcatto e iob , com aulas disponibilizas on line, podendo assistir a hora que pudermos , com mensalidades baratissimas alguem conhece ? A intencao é atualizar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para Magistratura e MP: esqueça!

      Excluir
  99. Oi MOCAM...Oi pessoal..Agradeço a Deus por ter entrado nesse blog. Curso apenas o 1° Período de Direito. ..estudo Constitucional à 2 anos...amo Constitucional. Essas dicas me serão valiosíssimas. Que você é todos aqui consigam o triunfo. Muito obrigado.

    Clovis.

    ResponderExcluir
  100. Boa tarde, alguém poderia comentar se vale a pena curso com tutor do FMB? Grato

    ResponderExcluir

• Vídeos, dicas de estudo, materiais gratuitos e muito mais. Grupos de estudo e muita informação sobre concursos das carreiras jurídicas. Acesse o Blog do MOCAM e cadastre-se no Fórum do MOCAM.

• Discordar é saudável. Mas comentários ofensivos não serão publicados.

• Publicidade não será permitida.

• Não serão publicados comentários contendo emails, números de telefones, endereços ou outros dados pessoais.

Veja Também no Blog do MOCAM