segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Mais que uma mensagem de Natal

"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim" 

Chico Xavier


Lá pelos idos de setembro deste ano, um concurseiro amigo meu, que certamente lerá este texto, confessou a mim que estava depressivo por já ter encontrado à venda os famosos panetones de Natal.

Assim como ele fez naquele momento, eu e todos vocês, certamente despediçamos muita energia em vários momentos ao longo deste ano que se passou. Imaginamos que estaríamos chegando a esta época do ano, envoltos em fases adiantadas dos mais variados concursos, ou até mesmo já aprovados. Quando não, tínhamos a plena certeza que estaríamos com nosso conhecimento jurídico pra lá de sedimentado, praticamente um erudito do Direito.

Mas o ano se passou, os resultados não vieram, e você se vê agora comendo o "panetone que o diabo amassou", mas já refazendo os planos para o próximo ano, desenhando mudanças, enfim, imaginando novamente o sucesso.

Essa angústia que antecede as festas de fim de ano é explicada pela lógica da vida.

Os ciclos da vida não são, necessariamente, os mesmos do calendário gregoriano. É simples entender isso. Basta que você olhe para trás. Certamente a realidade que você vive hoje foi fruto de uma mudança de comportamento que começou há dois, cinco anos. Talvez sete. Na vida tudo é assim. Nasce, cresce e morre. Inclusive nossos pensamentos, nossas atitudes.

Então porque ficar triste e reflexivo pela chegada do novo ano? O tempo não começou no último janeiro. Nem terminará no dia 31 de dezembro. E sabe o que virá depois do último dia deste ano? Um dia novo, seguido por outro e assim por diante. 

Estamos no meio de um grande ciclo de nossas vidas. Um ciclo em que, no futuro, teremos o maior orgulho dele, pois será responsável por um amadurecimento sincero. Não, não me refiro ao Direito. O conhecimento jurídico será consequência dele. Estamos num processo de autoconhecimento. Superando limites, testando outros, descobrindo novas capacidades. É como se fosse uma infância da idade adulta. Tudo o que será vivido refletirá nossas atitudes futuras. As atuais privações materiais nos limitarão contra os excessos eventualmente impulsionados por um contracheque gordo. A atual vida limitada e regrada, coibirá as tentações e vaidades do cargo a ser exercido. O tempo "perdido" longe da família, fará de nós mais amorosos e complacentes com quem amamos. Fará de nós melhores pais, melhores mães, melhores filhos. E todas as vezes que dissermos "não" para o presente, estaremos dizendo "sim" para um futuro maduro e emocionalmente equilibrado.

Em 31 de dezembro, amigos, o nosso ciclo não se fecha, nem começa. Ele continua, como em todos os dias que o antecederam. Perceba, portanto, que não há qualquer motivo para essas borboletas voando no estômago. Reflitamos sob outro ponto de vista. Não estamos nos esforçando para terminar o próximo ano como juízes, promotores, defensores, etc. Estamos trabalhando para fechar este ciclo, a qualquer tempo que seja. 

E para aqueles que, apesar de insatisfeitos com o presente, não tiveram a coragem necessária para começar a escrever um novo futuro, deixo a seguinte frase de Chico Xavier:

"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim".

O tempo é de semeadura, amigos. A colheita não tardará.

Desejo a todos excelentes festas de fim de ano. E muito trabalho no dia seguinte.

Um forte abraço,

MOCAM

20 comentários:

  1. Enfim, de vc MOCAM, não poderia mesmo esperar nada menos que ESPETACULAR.
    Obrigada pela força.
    Me sinto renovada e, afinal, o sentimento é esse mesmo: não é o fim, é um ciclo.
    Feliz natal.
    Feliz ano novo.

    ResponderExcluir
  2. Mocam, venho acompanhando o seu blog nos últimos dias e ele tem me dado muito incentivo.
    Obrigada pela linda mensagem.
    Muita força e sigamos na caminhada!
    Abraços!
    Rahis

    ResponderExcluir
  3. Mocam,

    Agradeço pelos votos e desejo a você e aos seus familiares um Natal de muita paz. E que não esperemos somente o dia 31 de dezembro para renovarmos nossos sonhos e esperanças, mas que consigamos renová-los dia a dia. Fiquem na paz de nosso Senhor.
    Abs.,
    S/A

    ResponderExcluir
  4. Mocam, suas palavras exprimiram o que eu estava sentindo! Obrigada e boas festas!

    ResponderExcluir
  5. Lendo sua mensagem lembrei-me das palavras de vida que nunca se tornaram ultrapassadas...
    "Os que semeiam em lágrimas, com cânticos de júbilo segarão."
    "Aquele que sai chorando, levando a semente para semear, voltará com cânticos de júbilo, trazendo consigo os seus molhos." (Salmo 126:5 e 6)

    Jusli CW

    ResponderExcluir
  6. MOCAM e demais freqüentadores do blog, desejo-lhes um feliz natal! Renovemos as esperanças com o ano novo que se inicia. Feliz 2011!
    Abraço a todos,
    Leonardo Sardinha

    ResponderExcluir
  7. Andei lendo os comentários das postagens mais velhas e vi que você se incomoda (às vezes) com uns "anônimos especiais": os covardes. Deixo para você um pensamento de um dos meus favoritos, Arthur Schopenhauer: "Assim como há remédios universais, o que vem em seguida é uma anticrítica universal contra todas as resenhas anônimas, tenham elas louvado o que é ruim ou criticado o que é bom: 'Velhaco, diga o seu nome! Pois atacar, encapuzado e disfarçado, as pessoas que passeiam mostrando seus rostos não é algo que um homem honrado faça: só os patifes e os canalhas agem assim. Portanto: velhaco, diga o seu nome!'" (A arte de escrever. Porto Alegre: L&PM, 2007, p. 73).

    ResponderExcluir
  8. Incomodar incomoda. Não só a mim, mas a qualquer um que é alvo de crítica. A diferença é que eu falo.

    Mas que texto é esse, hein?? Perfeito é pouco para ele. Quando leio textos assim me sinto um mobral escrevendo. Até me envergonho.

    Sobre as críticas anônimas, elas existem, infelizmente. O curioso é que eu tenho a possibilidade de simplesmente não liberar estes comentários. Mas não o faço (Mas tudo dentro de uma lógica. Não vou liberar ataques pessoais e gratuitos, ou palavras ofensivas). Esse diálogo, ainda que em tom de crítica, é necessário. Ajuda a formular o meu pensamento e também o pensamento dos leitores. É saudável.

    Mas é bem verdade que certas pessoas são verdadeiros iconoclastas. Não que eu seja um ícone. Mas certas pessoas só criticam, pelo simples prazer de criticar, como quem não vê virtude em nada.

    Valeu pela força.

    Um abraço,

    MOCAM

    ResponderExcluir
  9. Mocam,
    que Deus abençoe você e sua família! Hoje e sempre! Suas palavras me fizeram muito bem! Você conseguiu traduzir nestas linhas o que eu estava (estou) sentindo, embora sem compreender o que estava havendo...
    Muito obrigada!
    Feliz Natal e um ano de 2011 iluminado!!!
    2011 - Todos os sonhos serão verdade!!! (Amei esta vinheta de fim de ano...)
    Um grande abraço!
    Lana

    ResponderExcluir
  10. Ola, mocam...
    parabéns pelo blog e pelas iniciativas.
    Sou frequentadora do Correioweb e lá vi seu blog e tenho acompanhado seus posts.
    Reitero suas palasvras.Essa coisa de criticar é saudável, desde que venha com o objetivo de auxiliar no nosso crescimento. Penso que só criticar por "vício" é a saída dos que não tem projetos ou vontade de colocar "a cara a tapa". Enfim, gente que tem medo de fazer a diferença.
    Forte Abraço.

    ResponderExcluir
  11. Mocam, só repito o que já disse: um Feliz Natal e Ano Novo para você e todos os seus leitores.

    Você merece um 2011 excelente. Visito o blog todo dia.

    Bruce Leroy

    ResponderExcluir
  12. Apesar do calor insuportável, "Vem ni nóis, toga preta!" Feliz Natal e um ótimo Ano Novo!
    Abç, Mocam!

    Schutzjäger.

    ResponderExcluir
  13. Olá amigo!
    Já que vc reclamou que o meu feliz natal estava adiantado, lá vai mais um --> FELIZ NATAL!!!!!!! Agora no tempo certo ne?! Ahhh e um feliz 2011 tbm p/ vc e toda sua famíla! Bjim
    *persis*

    ResponderExcluir
  14. Muito bom!!!
    Boas festas p/ vc e p/ toda sua família.
    Abs,

    Guto

    ResponderExcluir
  15. MOCAM!!! Feliz Natal pra você para sua família e um ano de 2011 abençoado, especialmente com uma aprovação no tão almejado concurso, você merece!!! Muito obrigada pelo blog, ele é ótimo, e eu só desejo que cada dia ele cresça e novos leitores apareçam!!! Seria muito bom que mais gente conhecesse o blog, não somente para divulgar o seu trabalho, mas também para recarregar as energias e adquirir conhecimentos!!! Deixei o meu recado de Natal lá na sala Conselhos V, que me ajudou muuuuuuuuuuuito tb, e me fez uma concurseira diferente!

    Muito obrigada!

    Um forte abraço!!!

    Ass.: Vouconseguirpb!

    ResponderExcluir
  16. Mocam, sou sua fã!!! Desejo um natal maravilhoso e uma passagem de ano melhor ainda pra vc e tda sua família. Que 2011 seja cheio de realizações e conquistas!!!!
    Renina

    ResponderExcluir
  17. Olá Mocam!

    Visitei seu blog pela 1ª vez hoje, às 00:30!
    Pra mim, foi um grande presente!
    Sinto-me exatamente assim: desanimada, desiludida e às vezes, até descrente!!!
    Só mesmo nós, concurseiros, sabemos o quão difícil é o caminho a ser trilhado. Mas... Vamos em frente!!!
    Desejo a você um FELIZ NATAL e um 2011 DE MUITO SUCESSO E ÊXITO NAS PROVAS!!!
    Parabéns pelo blog, é excelente!!!

    Um abraço e ótima sorte!!!

    Abraços!

    Anônima.

    ResponderExcluir
  18. Boa noite Mocam... adorei seu blog!

    Parabéns pela iniciativa de disponibilizar material... e também disponibilizar incentivo e motivação kkkkkk

    Estou começando a estudar agora, pelo que andei vendo, é melhor começar com lei seca né? O que me sugere??? CF, CC, CPC, CP, e CPP? Queria em 2011 ter uma base boa de lei seca ao menos...

    Não tenho hábito de estudar, e pra falar a verdade, nem gosto muito... apesar de adorar a matéria, ficar sentada, lendo por horas me cansa muito... Tem alguma coisa q eu possa fazer a esse respeito, já que estou decidida a passar... vou ter q superar isso, se tiver alguma dica, adoraria saber.

    Ahhh estou conhecendo agora o blog, tem algum lugar, tipo fórum de perguntas e tal??? Não encontrei... se não tiver... crie um, seria bem útil... =)

    Muito obrigada!!!! Desculpe explorar tanto!!!


    Um feliz 2011!!!! Que Deus o abençoe!!!!!!

    ResponderExcluir
  19. @Ali Sornas

    Aline, deixei um comentário no ForumCW que responde em parte a sua situação.

    Um feliz 2011 para você!

    MOCAM

    ResponderExcluir
  20. desejo a todos um otimo Ano Novo!
    e que possamos continuar nossa caminhada sempre juntos, RUMO A TOGA!!!Obrigado Mocam, por ser esta pessoa tão especial.
    feliz 2011!!!
    Jj.juíza

    ResponderExcluir

• Vídeos, dicas de estudo, materiais gratuitos e muito mais. Grupos de estudo e muita informação sobre concursos das carreiras jurídicas. Acesse o Blog do MOCAM e cadastre-se no Fórum do MOCAM.

• Discordar é saudável. Mas comentários ofensivos não serão publicados.

• Publicidade não será permitida.

• Não serão publicados comentários contendo emails, números de telefones, endereços ou outros dados pessoais.

Veja Também no Blog do MOCAM