sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Feliz 2011!

Na última postagem, propositadamente, menosprezei a passagem de ano e o natal, tudo no intuito de afastar aquela sensação de pesar pelo ano que se vai junto com os sonhos ainda não realizados.

Acho que peguei pesado. Refiro-me a mim mesmo. 

A intenção era voltar aqui com uma mensagem de feliz ano novo. Mas o tiro saiu pela culatra e acabei reprogramando meus pensamentos. E eis que me vejo, de repente, sem a inspiração necessária para falar "feliz 2011" com entusiasmo.

Eu tento racionalmente escrever "feliz 2011" e o meu cérebro, como um papagaio, só repete: "Eu quero mais é o dia primeiro, para continuar estudando logo!"

Talvez seja sinal de que preciso dar uma freada. Não necessariamente uma parada, mas uma diminuída na velocidade do meu Corcel II, ano 1980, que já vem pela estrada com mulher, filho, garrafa de café e vademecum dentro. 

Na última semana, consegui me desentender com quem mais gosto, em pleno gozo de férias (deles!) nesse interiorzão quente. Isso porque eles queriam piscina e eu, Direito Empresarial. Eles estão certos. Eu também. 

Eles porque precisam da minha companhia (e a recíproca é inevitável). Eu porque ainda venho trôpego pela estrada afora, em virtude do último revés nos certames. E porque sei que o preço que resta a pagar ainda é altíssimo. Só penso em acelerar. E lá vai para-choque caindo pelo asfalto...

Eu, desvirtuoso por excelência, procuro a virtude no caminho do meio. Nem eu, nem eles. Aliás, quando digo "não" para eles, estou, na verdade, a dizer "sim". Espero nos verões futuros não ter que estudar Direito Empresarial com o mesmo afinco. Nem olhar para Reveillon como a noite que antecede mais um dia de livros, ainda que seja para estudá-los em apenas meio período. Afinal, à tarde tem piscina.

Feliz 2011.

MOCAM 

PS.: Se você programou alguma viagem especial, especialmente aquelas curtas, não leve o vademecum para passear. Isso só fará aumentar o volume na sua bagagem. Aposto que você não vai sequer abri-lo. Aproveite o descanso e volte com as baterias recarregadas. Temos provas importantes já no início do ano. Não padeça da cabeça antes da hora. 

16 comentários:

  1. Mocam,
    mais uma vez, fantástico!
    Amei o texto, é isso mesmo que você disse: às vezes, ao dizer "não" a quem mais amamos, estamos dizendo "sim". "Sim" à trajetória que escolhemos para seguir e que, sabemos, vai terminar um dia, com a nossa aprovação, se Deus quiser!
    Só não se esqueça do equilíbrio, ele é fundamental para atingirmos o sucesso!!!
    Felicidades para você e sua família em 2011!!!
    Que este seja o ano da nossa aprovação!!!
    Abração!
    Lana

    ResponderExcluir
  2. Mocam,
    outra coisa, dá uma olhada depois no texto que o WD postou no injur.com.br com uma msg de fim de ano...
    fala bem esta questão do equilíbrio!
    Lana

    ResponderExcluir
  3. @Lana
    Oi Lana,

    Obrigado pela leitura. A ideia é essa mesmo. Esse embate entre a "neurose" de acelerar e a vontade de estar com a família só tem solução com equilíbrio. Certas vezes desaceleramos por nós. Outras, desaceleramos por eles. Mas parar: nunca! Passarei os próximos 10 dias estudando em meio período. Após, carga total!

    Um feliz 2011 para vc!

    MOCAM

    ResponderExcluir
  4. MOCAM, meu caro, lembre-se que qualquer dificuldade ou é passageira ou é momentânea, e o que não mata, fortalece. Sei que pra mim é fácil falar isso, mas tive dificuldades de outra natureza durante esse mesmo trajeto que você está trilhando. É como se uma voz dissesse que não se alcança um sonho impunemente.
    Você está no caminho certo.
    Feliz 2011 a você, sua família e aos frequentadores do blog.
    Abraço

    ResponderExcluir
  5. Bruno "Mocota", não leve o Vaderetrum nem para viagens longas...uma vez lei um para NYC e nem quando eu parava no hotel para praticar o direito sanitário eu aproveitava para ler o danado...rs....abs, Luciano (Oddie)

    ResponderExcluir
  6. Prezado Mocam,

    Como disse o nosso colega Leonardo: "as dificuldades são momentâneas ou passageiras...".
    Sei que a ansiedade, ao menos para mim, faz com que esses momentos mais parecçam um eternidade, o bichinho da peste! Porém, creio, que quanto menos esperarmos a nossa aprovação vai chegar e todos, assim desejo, vestiremos a tão sonhada toga, seja ela da cor que for! rsrs
    Enfim, parei para me permitir ouvir amigos que já alcançaram a toga e todos foram unânimes em afirmar que devemos nos permitir algumas horas de lazer, fazer aquilo que nos dá prazer.... pois assim conseguiremos chegar no dia da prova com nossas cabeças um pouco menos quentes, rsrs. Confesso que está sendo um grandiosissímo exercício para mim, pois se eu não estudo me cobro de tal forma que chega a ser uma mutilação. Para quê, meu Deus?! Bom, vou me permitir algumas horas de descando para ver se o meu Gol a ar, rsrsr, dá uma refrigerada para os pés estarem bem firmes em 2011.

    A você, filho e esposa e aos demais frequentadores do Blog, desejo um FELIZ ANO NOVO e QUE 2011 SEJA, NO MÍNIMO, SENSACIONAL!!!!

    BEIJO A TODOS,
    S/A

    ResponderExcluir
  7. 1º de Janeiro...E nós...Estudando...Um 2011 cheio de realizações a todos...

    ResponderExcluir
  8. carissimo mocam,

    concordo com o leonardo. embora seja necessario fazer o extraordinario, nao abdique de pequenos prazeres. corte os excessos, nao coma o milkshake do bobs, mas de vez em quando aproveite uma cocada, um doce de banana... =)

    2011 vai ser um ano bom para todos.

    um forte abraco neste primeiro dia, para que ecoe nos proximos 364!

    bruce

    ResponderExcluir
  9. Ola Mocam e todos que aqui abrem seu coração, como é bom ver que não estamos sós. Cada post que leio, sinto como algo familiar a algum momento da minha vida. Já "deixei de viver" ao lado das pessoas que amo, para estudar! Já levei livros em viagens, para estudar antes de todo mundo acordar (resultado: estudava de madrugada e passava o dia com sono e não curtia nada da viagem). Tento não fazer mais isso. Estou em busca desse equilíbrio que alguns mencionaram. Fácil não é!...Mas a gente tenta!!!
    Que Deus ilumine cada um de vcs, valeu por compartilharem suas experiências e angustias (nossas..rsrs). Prova de que precisamos batalhar muito, mas não ser super heróis... Feliz 2011 a todos!!!!
    Ps.: Mocam curta um pouco a piscina...rsrsrs..."ajuda a tirar o mofo"...Estou fazendo isso indo a praia...rsrs (desculpa, sou do nordeste...não ia perder a chance de fazer uma invejinha do bem...rsrsrs)
    Lika

    ResponderExcluir
  10. Mocam,

    Alguma vez você pensou em mudar de estratégia? Pelo que você disse no CW seu desempenho da DPE-GO não foi bom mesmo com anos de estudo. Quem sabe um pouco mais de doutrina?

    Feliz 2011,

    Anita

    ResponderExcluir
  11. @AnônimoAnita,

    Retornei aos estudos há exatos 2 anos. Nesse período, insisti em doutrina ainda um bom tempo, como no passado fazia. Não surtia efeito. Ou melhor, surtia efeito sem grandes avanços.

    A maneira como encaro os estudos atualmente (concentrando em lei seca e bibliografia resumida), inciou-se em meados de 2010. Nesse período relativamente curto tive bons progressos. Melhor do que na época em que concentrava em doutrina.

    Outra coisa... A doutrina não foi, de tudo, abandonada. Há temas específicos que sempre retorno.

    Por fim, compactuava da ideia de se preparar para etapas mais avançadas dos concursos. Como esta estratégia não vinha funcionando, acabei mudando o foco. Já que estou ficando nas objetivas o jeito é focar para ultrapassar estas barreiras. Passada esta etapa, focarei nas seguintes. Não dá pra pensar na sobremesa antes do prato principal...

    Obrigado pela participação no blog. Esse contato é muito valioso.

    Um feliz 2011.

    MOCAM

    ResponderExcluir
  12. MOCAM, não sei se você já escutou isso: "mas você precisa descansar um pouco, vai ficar louco (a) de tanto estudar!" Que raiva!!!

    ResponderExcluir
  13. Realmente é difícil nessa labuta que travamos diariamente há anos dar o devido valor às datas comemorativas. Como você disse Mocam, para nós, amanhã é mais um dia de estudos, e se não estudarmos, será no mínimo mais um dia para pensarmos em estudos.
    Ah, como eu desejo um dia poder passar dias dedicado a montar e decorar uma árvore de natal, a organizar uma ceia em família, a planejar uma viagem de férias, duas vezes por ano!! Hoje, infelizmente, apenas penso e sofro com concursos, que me levarão à loucura ou à aprovação. Parabéns aos que mantém o equilíbrio emocional, pois a estes só há um final conhecido: a aprovação.

    Kafka

    ResponderExcluir
  14. Ola Kafka,
    tente não fazer do concurso um sofrimento!
    Sei que não é fácil, pois abrimos mão de muitas coisas para a conquista desse sonho pessoa e profissional!!!
    Mas o tempo ensina que não podemos adiar a "vida" em razão de uma aprovação...Não existe fórmula pronta, tente equilibrar sua vida e seus estudos...é o que tenho procurado fazer depois de dar muito "murro em ponta de faca"...
    Bons estudos a vc e a todos que participam do blog do Mocam!!!
    Lika

    ResponderExcluir
  15. Mocam,

    feliz 2011, muita paz, saúde e sucesso a toda família. O blog ficou tudo de bom, vc está se superando a cada dia, parabéns!!!
    essa passada de ano foi meio difícil, momento de pensar na vida, nos objetivos, mas chegou o ano novo e é hora de renovarmos a esperança e retomarmos aos estudos.
    Muito sucesso e, mais uma vez, parabéns, o blog tá lindo!!!!
    M-PE

    ResponderExcluir
  16. MUITO BOM!

    Abs

    André Petrópolis-RJ

    ResponderExcluir

• Vídeos, dicas de estudo, materiais gratuitos e muito mais. Grupos de estudo e muita informação sobre concursos das carreiras jurídicas. Acesse o Blog do MOCAM e cadastre-se no Fórum do MOCAM.

• Discordar é saudável. Mas comentários ofensivos não serão publicados.

• Publicidade não será permitida.

• Não serão publicados comentários contendo emails, números de telefones, endereços ou outros dados pessoais.

Veja Também no Blog do MOCAM