domingo, 7 de novembro de 2010

Manual de Direito Ambiental - Natascha Trennepohl - Ed. Impetus


Após a Resolução n. 75 do CNJ, que fixou as bases mínimas para os concursos da Magistratura, algumas matérias até então pouco exploradas pelo mercado editorial tornaram-se verdadeiros pesadelos, dada a ausência de obras essencialmente focadas na preparação para os concursos públicos. Mas, felizmente, isso já vem se tornando passado. Uma grata surpresa que tive foi com o livro Manual de Direito Ambiental, da autora Natascha Trennepohl, publicado pela Editora Impetus.

Em quase duzentas e cinquenta páginas, a autora passa por quinze capítulos, que vão desde os temas basilares do Direito Ambiental, até mesmo ao Direito Urbanístico, passando pela lei dos crimes ambientais, entre outros assuntos.

Mas o diferecial do livro não se resume à sua abrangência. Os capítulos são acompanhados de inúmeras questões, todas retiradas de concursos realizados pelo CESPE até o ano de 2009, com gabaritos comentados na sequência.

A autora, de maneira didática e objetiva, inova (e acerta) num ponto-chave do livro, quando abre mão de uma linguagem mais rebuscada em prol de uma explicação mais  direta e sem rodeios, inclusive quando trata de temas cercados de certas controvérsias doutrinárias. O resultado é um livro agradável de se ler, sem que, contudo, haja o comprometimento do conteúdo a ser ensinado, coisa difícil de se fazer com o Direito Ambiental.

Além disso, os capítulos são temperados com boa jurisprudência, pinçada de vários Tribunais, em especial do STJ e STF.

E a obra está atualizada até 25/06/2010, ou seja, acabou de sair do forno.

O preço do livro é de R$ 49,90 (quarenta e nove reais e noventa centavos), excetuado o frete. Você pode adquirí-lo na "Livraria Concursar", que é do mesmo grupo da Editora Impetus (clique aqui para acessar o site da livraria).

Enfim, o livro é prato cheio para os concurseiros. Recomendo.

Um grande abraço,

MOCAM


Este é mais um produto com 
o selo Joinha de Qualidade. 
Clique aqui e saiba mais!

8 comentários:

  1. Estava mesmo em busca de material de ambiental que fosse fácil de digerir.
    Acatarei sua sugestão.
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. Eu também Mocam acatarei a sua sugestão... poste tambem aquele audio que lhe falei da editora saraiva... é bem legal pra começar e barato...
    Abraços e sucesso!
    Direitíssima...

    ResponderExcluir
  3. ótima dica!! obrigada!!!
    Renina

    ResponderExcluir
  4. Mocam, toda essa sua iniciativa de disponibilizar por meio deste blog material para estudo, dicas motivacionais, estratégias de estudo e etc, vão ser compensadas não tenha dúvida.
    É que quando você tira tempo para fazer tais coisas em detrimento do seu tempo de estudo pessoal, você não está senão desenvolvendo uma qualidade "Bíblica", qual seja,"Generosidade".
    Vejamos, pois, o que a nossa Constituição maior,e aí leia-se aquela que traz as leis da vida e não aquela que traz a lei dos homens, nos diz quanto à generosidade. In Verbis:

    Provérbios 11:24-25:"Um homem dá o que tem e recebe em dobro, enquanto outro guarda o que é seu com avareza, mas empobrece. O generoso prosperará; o que consola o próximo será também consolado".
    [...]

    In casu, você está dando o que obtém, ou seja, estratégias e dicas de estudo, tão somente com a intenção de ajudar o próximo.
    Não importa a sua religião, apenas reconheça Jesus Cristo como aquele que detém a soberania da sua vida e verás o seu poder acontecer em sua vida.
    Abraço, e obrigado pela dica do livro
    Bruno Arruda.

    ResponderExcluir
  5. Nossa Bruno, vc me deixou até desconcertado. Que bom que tudo isso seja de grande valia para vcs. Já falei e repito. Essa troca que tenho com os leitores do blog, ultimamente, tem sido o fiel da balança para manter minha sanidade.

    Que Deus continue a abençoar nós todos, com muitos momentos de lucidez nessa estrada tão tortuosa.

    Um forte abraço,

    MOCAM

    ResponderExcluir
  6. Mocan, parabéns mesmo pelo blog!!! Excelente material de estudo, excelentes dicas e muito humano, em meio à tantas dificuldades que nós concurseiros sabemos muito bem!!

    Que Deus abençõe muito você pela sua iniciativa!! Ofereço aqui minha ajuda para contribuir no que puder para que todos nós possamos chegar à nossa tão sonhada aprovação!
    Parabéns mesmo!!!

    Abs

    Carolina Zanin

    ResponderExcluir
  7. Mocam, gostaria de saber se a doutrina de direito ambiental indicada foi suficiente para arealização da prova da Magistratura SP-2011 e MP?grata pela indicação, abraços e boa sorte.

    ResponderExcluir
  8. @Anônimo Sim. Dei duas lidas no livro. Uma mais rápida e outra mais profunda. Consegui acertar 70%. Uma façanha para quem sempre ia mal nesta matéria. Vi muita gente reclamando da prova, mas não tive a mesma sensação de dificuldade da maioria. Acho que com uma terceira leitura bem feita o desempenho tende a melhorar mais.

    Abs,

    MOCAM

    ResponderExcluir

• Vídeos, dicas de estudo, materiais gratuitos e muito mais. Grupos de estudo e muita informação sobre concursos das carreiras jurídicas. Acesse o Blog do MOCAM e cadastre-se no Fórum do MOCAM.

• Discordar é saudável. Mas comentários ofensivos não serão publicados.

• Publicidade não será permitida.

• Não serão publicados comentários contendo emails, números de telefones, endereços ou outros dados pessoais.

Veja Também no Blog do MOCAM