quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Meu presente de Natal: Um Kindle

Meu presente: Um Kindle
Já começou aquela campanha dos Correios onde as crianças escrevem suas cartinhas para o Papai Noel. Vou torcer para que o Santo padroeiro dos concurseiros pegue a minha. Eu vou pedir um Kindle. Aceito também um Positivo Alfa.

Esses leitores digitais (ou "e-readers", como queiram) são o supra-sumo da tecnologia. Isso porque utilizam um recurso chamado "tinta digital" onde, digamos, os caracteres e as imagens são "impressos" eletronicamente. Para quem já viu um, a sensação é de estar lendo num papel. Nada de vista cansada pela luz dos monitores ou telas de LCD. Nada de reflexos. É papel versão 2.0.

E já existem versões de livros jurídicos em formato digital. Numa rápida passada que dei pelas lojas virtuais, encontrei até uma Sinopse da Saraiva (a que vi era a parte geral de Direito Civil).

Isso é o futuro, amigos. Tudo ecológico, funcional, rápido e charmoso.

Vamos fazer uma conta rápida. Eu estou precisando imprimir uns materiais e anotações que tenho. A 10 centavos por página, dá mais de 300 reais. Como o Kindle mais simples sai a 139 dólares, dá praticamente na mesma, já contando com a recente baixa da moeda. Isso tudo sem aquela montanha de apostilas enfeitando a estante, encadernadas com aquela simpática espiral preta.

A mesma conta não vale para o Positivo Alfa, que está saindo de 700 a 800 reais. Isso quando acha para comprar.

Ah, e o imposto do Kindle? Bem, vi uma notícia de que o Kindle já pode ser trazido como objeto de uso pessoal, sem taxação. Entretanto, o mesmo não vale para o Ipad, que é considerado um computador.

Aí tem aquela velha artimanha. É só pedir a muamba para o primo do amigo do vizinho que está indo para os EUA. No meu caso, só falta conhecer esse sujeito e "calçar a cara".

Se isso não funcionar, minha carta para o Papai Noel vai ficar assim:
Papai Noel,
Comportei bem esse ano. Comi tudo. Estudei. Parei de fumar. Quero um Kindle. Pode ser um Positivo Alfa. Se possível antes do natal, pois tenho concurso da Defensoria de Goiás. Minha coluna está doendo de ler em computador. Meus olhos também.
Se o meu amigo malcriado ganhar e eu não, vou espalhar para todo mundo que você não existe.
Aguardo o presente.


MOCAM

8 comentários:

  1. kkkkkkkkkkkkkkkkkk!!! Essa sua cartinha está ótima!!! Mocam isso existe mesmo??? Meu amigo, se existe, é muito bom viu, que tecnologia legal! Pena que eu moro onde Judas perdeu as botas e daqui que isso chege aqui, já vai ter coisa mais moderna no mercado...

    Beijinhos!

    Ass.: vouconseguirpb

    ResponderExcluir
  2. MOCAM,

    Você já viu alguém com um daqueles "aPads" vendidos no mercado livre, com tela de 7" por 350 reais?

    Me parece ser uma boa opção. Eu tenho toneladas de aulas transcritas para ler, mas não quero castigar o planeta imprimindo tudo (nem a minha conta bancária, pois papel e cartucho estão caros...).

    ResponderExcluir
  3. O problema é que esses APads ou qualquer outro "xing-ling" não são de tinta digital. O Ipad tb não é de tinta digital, mas é caro a beça e não supriria minha necessidade. São telas de LCD. A vantagem do Kindle, do Alfa, do Nook, é que eles tem essa tecnologia de tinta digital. Perde-se em interatividade (o que no IPad é máximo), ganha-se em realidade, pois é como ler em papel mesmo.

    Abs,

    MOCAM

    ResponderExcluir
  4. Olá Mocam!!! :)
    Além desses existe ainda o COOL-ER, vendido pela gatosabido.

    Abs
    *persis*

    ResponderExcluir
  5. No começo do ano fui para NY e todo mundo no metrô tinha um e-reader! Fiquei com uma invejinha..

    Mas o mais barato custava US$299.00, achei um pouco caro. Pelo jeito o valor já baixou.

    Tb quero um! Abs
    Adriana

    ResponderExcluir
  6. Persis,

    Havia me esquecido deste COOL-ER. Com a vantagem de achar para comprar, pq o Positivo Alfa tá igual cabeça de bacalhau. O COOL-ER custa 600,00 reais. Vc já viu ou testou um? A Sony tem um tb. Além disso tem um tal de Nook. O Nook tem preço similar ao Kindle. Já o da Sony é impraticável ($$).

    Abs,

    MOCAM

    ResponderExcluir
  7. Mocam, não conheço o Cool-er "pessoalmente"!! :) Não tenho nem como te falar se é bom ou ruim. Existe tbm o Digle "http://www.diglebook.com.br/".
    Parece ser uma boa opção tbm!
    Abs
    *persis*

    ResponderExcluir
  8. MOCAN

    Vi uma entrevista com o presidente da amazon em que ele justifica o porquê do Kindle não ter uma tela de toque. Ele disse que isso se devia ao fato de que para fazer um dispositivo ter tela de toque vc tem que adicionar uma camada encima da tela. Essa camada, no entanto, aumento o reflexo. E como a proposta deles é fazer a leitura ser, na maior medida do possível, como a de um livro, eles optaram por não colocá-la.

    Espero que essa informação te ajude a escolher, porque parece que o positivo tem tela de toque.

    ResponderExcluir

• Vídeos, dicas de estudo, materiais gratuitos e muito mais. Grupos de estudo e muita informação sobre concursos das carreiras jurídicas. Acesse o Blog do MOCAM e cadastre-se no Fórum do MOCAM.

• Discordar é saudável. Mas comentários ofensivos não serão publicados.

• Publicidade não será permitida.

• Não serão publicados comentários contendo emails, números de telefones, endereços ou outros dados pessoais.

Veja Também no Blog do MOCAM