quinta-feira, 29 de julho de 2010

O "quadro MOCAM"

O "quadro MOCAM" (clique aqui para baixar), batizado com esse nome pela colega "dannyerafa", nada mais é do que uma agenda mensal. Não há nada de mais nele. Poderia ser um caderno, por exemplo. Gosto do quadro porque tenho uma visão global do mês. A questão é como usá-lo.

Antes, porém, é preciso "dar a César o que é de César". Aprendi a fazer esse quadro numa aula gratuita do Curso Praetorium, ministrada pelo Prof. Bruno Zampier, sobre preparação para concursos. O quadro foi desenvolvido por ele, que, generosamente, ensinou o método a muitos. Mas boa parte do que direi aqui foi fruto de uma readaptação que fiz sobre o método ensinado.

Preenchendo o quadro:

No quadro, ao lado do dia da semana, preencha o dia do mês, no parêntese. Na linha logo abaixo, a matéria ou as matérias do dia (p.ex. "penal/processo penal"). No quadrado, você vai marcar o que estudar dentro de cada matéria (p.ex., "lei penal no tempo" e "recursos").

Todo mês imprima uma página e arquive numa pasta, colocando a folha nova sob as antigas. Cada folha representa um mês de estudo. Tem um aspecto psicológico também nisso, pois a cada folha preenchida significa um mês de estudo bem feito. Dá gosto de olhar para trás assim. Além do mais, fica fácil saber o que você estudou, o que não estudou e etc.

Um grande abraço,

MOCAM

Um comentário:

  1. Nossa lá no CW queria saber o que era o quadro do Mocam e ninguém me disse, agora, olha só veio em minhas mãos sem eu pedir.
    "Mocam" vc é muito "genti fina" de ter este espaço.
    Desejo do fundo do meu coração sua aprovação o mais rapido possivel e mais, se passar, não se esqueça de nos.....CONTINUE O BLOG....

    Abreijos.
    Aziuj

    ResponderExcluir

• Vídeos, dicas de estudo, materiais gratuitos e muito mais. Grupos de estudo e muita informação sobre concursos das carreiras jurídicas. Acesse o Blog do MOCAM e cadastre-se no Fórum do MOCAM.

• Discordar é saudável. Mas comentários ofensivos não serão publicados.

• Publicidade não será permitida.

• Não serão publicados comentários contendo emails, números de telefones, endereços ou outros dados pessoais.

Veja Também no Blog do MOCAM