sexta-feira, 30 de julho de 2010

Mapas Mentais



Acredito que muitos de vocês conhecem os chamados "mapas mentais". São esquemas visuais, uma espécie de fluxograma, onde determinado assunto é exposto de maneira visual.

Pois bem. Vou disponibilizar agora dois mapas mentais que fiz há algum tempo e que me são úteis:
 
Tenho outros, mas ainda em fase de confecção. O programa que faz esses mapas mentais é o "FreeMind". Muito bacana. Nada complexo. Recomendo.

A propósito, se tiverem alguma sugestão que possa complementar ou corrigir os mapas mentais, é só entrar em contato que eu os retifico.

Abraços,

MOCAM

6 comentários:

  1. Existe o mindmapper tbm. Mas é todo em ingles.

    ResponderExcluir
  2. Mocam,
    primeiro, quero te parabenizar pela pessoa que você é. Antes de mais nada, era preciso que você reunisse as suas inúmeras qualidades para, só assim, poder ajudar aos outros.
    Depois, parabéns pelo blog. Está maravilhoso!
    Agora, como te disse no CW, baixei o Free Mind, mas não consegui fazer nenhum mapa. Você conhece algum manual ou tem algum "mapa mental sobre como criar mapas mentais no Free Mind"?
    Um abraço.
    Luciana (Lu Procuradora)

    ResponderExcluir
  3. Lu,

    Encontrei um pequeno tutorial no http://www.antoniopassos.pro.br/blog/?p=26

    Mas primeiro vc tem que entender a linguagem do programa. Nó pai, nó irmão, nó filho... Comece escrevendo a ideia central no primeiro nó. Depois com o botão direito do mouse vc abre várias opções. Clique em novo nó filho. Aí escreva. Aí vc já pode fazer um nó irmão daquele nó filho, ou um filho do filho (??), entendeu? Para ficar com aquela aparência de bolinha, clique com o botão direito do mouse e vá em "formatar" e depois "bolha". Depois tem os fru-frus, como os desenhos à esquerda, as cores do texto, da borda da bolha e por aí vai.

    Tente fazer e me fale como ficou. Se quiser me mandar o seu mapa no formado *.mm para eu ver e corrigir alguma coisa na formatação, é só falar. Talvez demore um pouco para responder mas eu respondo!

    Um abraço e uma excelente semana,

    MOCAM

    ResponderExcluir
  4. MOCAM,
    muito obrigada pelas informações. Vou tentar fazer um mapa e te digo como foi. O problema é que eu estou tendo que me virar em 30 (a babá dos meus filhos está adoentada, a pessoa que cuida da minha casa precisou dar assistência à mãe, que também adoece, muitos processos estão com decurso de prazo etc). Assim que puder, tento e te mostro.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  5. CARO MOCAM SEU BLOG É MUITO LEGAL!!!
    UMA PERGUNTA: O ECA EM AUDIO PARECE NAO ESTAR ATUALIZADO PELA LEI 12010, CORRETO?OU ESTOU ENGANADA?
    GRATA PELA RESPOSTA.

    ResponderExcluir
  6. MOCAM,

    Parabéns pelo blog! Aprendi muito com o que li nele hoje!
    Abraço!

    ResponderExcluir

• Vídeos, dicas de estudo, materiais gratuitos e muito mais. Grupos de estudo e muita informação sobre concursos das carreiras jurídicas. Acesse o Blog do MOCAM e cadastre-se no Fórum do MOCAM.

• Discordar é saudável. Mas comentários ofensivos não serão publicados.

• Publicidade não será permitida.

• Não serão publicados comentários contendo emails, números de telefones, endereços ou outros dados pessoais.

Veja Também no Blog do MOCAM